Marins Alves de Camargo
Marins Alves de Camargo nasceu em Guarapuava (PR) no dia 22 de fevereiro de 1882. Era filho de Pedro Alves da Rocha Loures e de Francisca de Paula Camargo.
Em 1899 matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo onde se bacharelou em Ciências Jurídicas e Sociais em 1903.
De volta ao Paraná, trabalhou como advogado no escritório do irmão Affonso Alves de Camargo. De julho de 1904 a abril de 1905 exerceu o cargo de promotor pública de curitiba.
Em 1907 fundou, juntamente com Claudino dos Santos, o Ginásio Curitibano. Quando diretor do estabelecimento, "introduziu o futebol no Paraná, organizando os primeiro times com alunos do próprio ginário num campo provisório". Dirigiu o Ginásio Curitibano até 1912, quando foi nomeado secretário de Estado dos Negócios do Interior, Justiça e Instrução Pública. Em agosto do ano seguinte passou a exercer o cargo de Secretário de Estado dos Negócios de Obras Públicas e Colonização.
Foi um dos fundadores da Universidade do Paraná, onde lecionou direito internacional pública da Faculdade de Direito, até se aposentar em 1952.
Desempenhou por várias vezes o mandato de deputado do Congresso Legislativo, tendo exercido as funções de líder e de presidente da Casa. Foi secretário Geral do Estado; vice-presidente do Paraná; senador e membro do Conselho Administrado do Estado.


Informações retiradas do livro "130 anos de vida Parlamentar paranaense", 1954, de Maria Nicolas.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação