Nestor Victor dos Santos
Nestor Victor dos Santos era filho de Joaquim dos Santos e de Maria Mendonça dos Santos. Nasceu no dia 12 de abril de 1868, em Paranaguá (PR).
Após completar o primário, mudou-se para Curitiba, onde estudou no Instituto Paranaense.
Fez parte da campanha de libertação dos escravos, como secretário da Confederação Abolicionaista do Paraná. Foi um dos fundadores do Clube Republicano de Paranaguá, do qual foi secretário.
Em 1888 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde frequentou o Curso Anexo à Escola Politécnica do externado João de Deus.
Recusou o cargo de oficial de gabinete de Américo Lobo, então presidente do Paraná, passando a chefiar o "Diário do Paraná", periódico oposicionista.
Desgostoso com a política reinante, seguiu viagem de negócio pelo interior de Santa Catarina. De volta ao Paraná, permaneceu em Paranaguá.
Em 1891, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na imprensa.
Exerceu os cargos de secretário da Companhia Metropolitana do paraná; vice-diretor do Internato do Ginásio Nacional, onde lecionou várias disciplinas, bem como História do Brasil no Licée Français.
Publicou em 1897 o primeiro livro "Signos" (contos); depois, uma monografia sobre Cruz e Souza, que faleceu no dia 19 de março de 1898, e o curto poema "Cruz e Souza"; "A Hora", "Transfigurações" (versos); "A crítica de ontem"; "Paris", "A terra do futuro"; "O elogio da criança"; "Três romancistas do Norte"; elogio dos mortos José Veríssimo, Dias da Rocha Filho e Farias Britto; "Carta ao Paraná"; "O elogio do amigo", etc.
Colaborou nos periódicos "Cidade do Rio", "Jornal do Comércio", "O País", etc.
Em 1902 Nestor Victor  partiu para a Europa como correspondente de "O País" e do "Correio Paulistano". Também trabalhou no Consulado do Brasil em Paris. Fazia traduções e revisões para a livraria Garnier.
Ao rebentar a grande guerra em 1914, Nestor Victor foi um dos fundadores da Liga Brasileira Pelos Aliados, da qual foi o primeiro secretário. Ao final da luta foi condecorado pelo Rei da Bélgica.
Em 1917 foi eleito deputado estadual para o Congresso Legislativo do Paraná, sendo reeleito para o biênio seguinte.
Mudou-se mais uma vez para o Rio de Janeiro, onde integrou o corpo docento da Escola Superior de Comércio.
Pertenceu à Sociedade de Geografia do Rio e ao Centro de Letras do Paraná.
Faleceu no dia 13 de outubro de 1932, no Rio de Janeiro.


Informações retiradas do livro "130 anos de vida Parlamentar paranaense", 1954, de Maria Nicolas.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação