Ovande Ferreira do Amaral e Silva
Ovande Ferreira do Amaral e Silva nasceu no dia 3 de julho de 1900, em Rio Negro. Era filho de Joaquim Ferreira do Amaral e de Elvira dos Santos Amaral.
Cursou o primário e o secundário no Paraná. Em 1916, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná. Nessa época, porém, essa Faculdade ainda não era reconhecida. Por essa razão, transferiu-se para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde se diplomou.
Ainda acadêmico, trabalhou na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Evangélico, ambos do Rio de Janeiro. Recebeu o diploma de medicina no dia 30 de dezembro de 1923.
Foi por vários anos médico do Hospital Bom Jesus; da Maternidade de Rio Negro, onde foi diretor. Foi ainda chefe da Cooperativa dos Ferroviários, chefe do serviço de Assistência Social e, ao mesmo tempo, manteve ininterruptamente um consultório particular.
Em 1929 fez parte do Comite da Aliança Liberal do Rio Negro, Mafra e Itaiópolis, participando do movimento revolucionário de 1930.
Exerceu por duas vezes o mandato de deputado da Assembleia Legislativa do Paraná. De 1935 a 1937 fez parte da Mesa como 2º vice-presidente. Exerceu a presidência por várias vezes.
Ovande do Amaral foi responsável pela construção da Maternidade de Rio Negro, do Grupo Escolar Barão de Antonina, da Escola de Trabalhadores Rurais, da ponte sobre o rio da Várzea, do Departamento dos Correios e Telégrafos e da instalação do serviço de Água e Esgoto. Todos os feitos em Rio Negro.
Faleceu no dia 27 de julho de 1943, em Curitiba.


Informações retiradas do livro "130 anos de vida Parlamentar paranaense", 1954, de Maria Nicolas.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

×
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação