"A política me escolheu", afirma presidente-universitário da CCJ

08/11/2018 14:50 18/04/2024 10:21 Por Ana Luzia Mikos
Deputado-universitário concedendo entrevista. / Foto: Odilon Araújo

O plano do estudante Vicente Souza de se tornar um político ganhou uma prévia e tanto com a sua participação no Parlamento Universitário. Escolhido o presidente da mais importante das comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Paraná, a de Constituição e Justiça (CCJ), ele garante: “Me encontrei na política. A política me escolheu”. Tamanha certeza o faz mirar com mais foco uma cadeira na Câmara de Vereadores de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, onde mora.

Participante desta quinta-feira (8) do Programa Rádio Assembleia, ele elogiou a qualidade dos projetos analisados durante esta experiência promovida pela Escola do Legislativo. Foram 56 iniciativas sobre os mais variados temas. Ao final das análises, os estudantes aprovaram 35 propostas, que podem até ser escolhidas por um deputado da Casa e se tornar uma lei estadual.

Souza cursa o último ano de Ciências Políticas na Uninter e elogiou a iniciativa do Legislativo em promover o Parlamento Universitário.  “Atuo nas comissões técnicas da Câmara de Araucária. Então, já tinha alguma experiência. Mas não imaginava que fosse tanto o trabalho dos deputados”, confessou.

Apesar do trabalho, o resumo da sua experiência é a satisfação. “Com uma xícara de café na mão e um sorriso no rosto, fiquei até as três horas da manhã redigindo parecer da comissão. Estou muito grato por essa oportunidade”, contou.

Variedades – Além da entrevista sobre um tema diferente por dia, o programa Rádio Assembleia traz os destaques do Legislativo, informações de utilidade pública e o que é notícia no estado.

O programa, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. O “Rádio Assembleia” pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.