Assembleia lança a Revista do Legislativo Paranaense

10/08/2017 15:30 18/04/2024 23:55 Por Sandra C. Pacheco
Lançamento da Revista do Legislativo da Alep. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Foi lançada nesta quinta-feira (10), dentro das programações do “II Seminário da Escola do Legislativo – Poder Legislativo e Democracia Contemporânea”, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a Revista do Legislativo Paranaense, publicação com artigos científicos que analisam temas atuais relacionados a este Poder, apresentados durante o I Seminário da Escola do Legislativo, realizado em maio de 2016, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná.

Ao apresentar a primeira edição da revista – hoje a única no gênero a circular no Paraná – o diretor Legislativo da Assembleia e diretor também da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, disse que se trata de “uma representação material desta nova Assembleia Legislativa, cada vez mais próxima da população”. Referiu-se aos vários projetosde natureza educativa ou cultural desenvolvidos pela Casa em parceria com outras instituições, como é o caso dos programas Parlamento Jovem e Geração Atitude, voltados a fortalecer os laços do Poder Público com a sociedade. E também, acrescentou, voltados a abrir espaços para universitários, professores e acadêmicos em geral apresentarem trabalhos relacionados a atividade parlamentar capazes de auxiliar o seu aperfeiçoamento.

A revista – Os trabalhos incluídos neste primeiro número avaliam desde o papel dos websites dos parlamentos brasileiros como instrumentos de educação e informação acerca da produção legislativa até a participação política de estudantes no projeto Parlamento Jovem de Palmeira, município localizado na região dos Campos Gerais que incluiu entre suas práticas a imersão de alunos do Ensino Fundamental e Médio na realidade da Câmara Municipal local. Outros textos refletem sobre a representatividade feminina nas câmaras de vereadores dos 50 municípios mais populosos do estado, a composição dos legislativos municipais a partir da Emenda Constitucional nº 58/2009, a produção legislativa da Assembleia paranaense no período entre 1963 e 1995, entre vários outros assuntos.

A publicação foi produzida pela Escola do Legislativo com o apoio da Diretoria de Comunicação da Casa, como primeiro exemplar de uma série de revistas que deverão reunir anualmente trabalhos acadêmicos relacionados ao Poder e desenvolvidos por pesquisadores e profissionais de diferentes áreas de formação. O objetivo da iniciativa é ampliar o debate sobre o papel do Parlamento, conforme destacam os organizadores da revista, Eduardo Soncini Miranda, Leonardo Caetano Rocha e Roberta Picussa, coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo.

A revista pode ser acessada gratuitamente por todos os interessados pelo link: http://www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo/publicacoes