Notícia

Assembleia Legislativa apresenta projetos e programas no Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos

28/11/2016 13:22 24/03/2024 22:05 Por Kharina Guimarães
Encontro de prefeitos e prefeitas em Foz do Iguaçu contará com a apresentação de projetos e programas da Assembleia Legislativa do Paraná. / Foto: Vinícius Leme

A parceria entre os deputados estaduais e os prefeitos tem garantido muitos avanços para os municípios paranaenses. Para estreitar ainda mais esse relacionamento, a Assembleia Legislativa do Paraná tem novidades para 2017. Todos os projetos do Legislativo que colaboram com o fortalecimento do municipalismo serão apresentados durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020, que acontece nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, em Foz do Iguaçu.

Segundo o presidente do Legislativo estadual, deputado Ademar Traiano (PSDB), o evento será a oportunidade para o primeiro contato integrado com os novos gestores municipais e para conhecer as iniciativas para 2017. “É um momento para podermos conhecer melhor todos os novos chefes dos Executivos municipais e também definirmos questões administrativas. O objetivo é mostrar todos os programas que estarão em funcionamento no ano que vem e também o lançamento de programas governamentais. ”

Projetos – A Assembleia Legislativa do Paraná terá um espaço exclusivo no evento para receber prefeitas, prefeitos, vice-prefeitos e suas equipes de administração. Além de manter contato direto com os deputados, os futuros administradores receberão todas as informações sobre os projetos do Legislativo. A grande novidade será o novo programa na TV Assembleia, exclusivamente para prefeitas e prefeitos. Na atração “Fala Prefeito”, os gestores municipais terão um espaço próprio para apresentar as ações desenvolvidas no município, os potenciais de cada região e falar diretamente com a população.

Os participantes do encontro também conhecerão iniciativas como o Guia do Cidadão, uma cartilha elaborada pela Assembleia Legislativa em parceria com o Governo do Estado e com o Ministério Público estadual para incentivar a formação cidadã de crianças e adolescentes, e o projeto “Assembleia no Enem”, que disponibiliza pela TV Assembleia e pela internet aulas gratuitas de preparação para o Enem. Já a Escola do Legislativo terá uma ampla programação de cursos, palestras e capacitações para qualificar os servidores municipais.

O evento – O Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020 faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae-PR. Criado em 1998, o programa trabalha de forma integrada temas como desenvolvimento local e regional, planejamento e gestão estratégica, liderança e incentivo a micro e pequenas empresas. Representantes de 378 municípios do Paraná já confirmaram presença.

Durante os três dias de evento, Foz do Iguaçu será a sede do Governo do Paraná. Com toda a estrutura do Estado concentrada em um único local, prefeitas e prefeitos poderão conhecer programas estaduais e políticas públicas que auxiliam na gestão municipal. Está confirmada a participação do ministro das Cidades, Bruno Araújo, do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e da secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vitali Jane Vescosi.

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site www.liderespublicos.pr.gov.br