Notícia

Assembleia promoverá seminário sobre "Poder Legislativo e Democracia Contemporânea"

24/07/2017 14:07 24/04/2024 05:58 Por Sandra C. Pacheco
Seminário sobre

Seminário sobre "Poder Legislativo e Democracia Contemporânea" / Foto: Arte: Vinícius Leme

Junto com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa promoverá no dia 10 de agosto, das 9 às 17 horas, seu II Seminário para tratar do tema “Poder Legislativo e Democracia Contemporânea”. O evento, no Plenarinho da Alep, abre oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação apresentarem os resultados de suas pesquisas acadêmicas na sede do Legislativo estadual.

Os trabalhos devem abordar assuntos ligados à política contemporânea, como instituições políticas, processo legislativo, novos modelos, formatos e plataformas de comunicação (mídias digitais, redes sociais e formas de comunicação política), esfera pública, comportamento político, elites políticas e econômicas, relações governamentais, administração pública, governança democrática e novas formas de participação política cidadã, políticas públicas, entre outros.

Reforma Política – O seminário será aberto no período da manhã, com mesa de debates sobre “Reforma Política”, tendo como debatedores os cientistas políticos Emerson Cervi e Bruno Pinheiro Wanderley Reis. Cervi é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), professor do programa de pós-graduação em Ciência Política e do programa de pós-graduação em Comunicação da UFPR, além de pesquisador nas áreas de comunicação política, opinião pública, eleições, financiamento de campanhas, sistemas eleitorais e metodologia da pesquisa. Integra e coordena grupos de pesquisa nas áreas de comunicação e política junto ao CNPq.

Pinheiro Reis é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e pós-doutor pela University of Pennsylvania (UPENN), nos Estados Unidos. É professor associado e vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, além de pesquisador do projeto “Dinheiro e Política: a influência do poder econômico no Congresso Nacional”, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Também atua em diversas áreas da Ciência Política, com ênfase em sistemas eleitorais e financiamento de campanhas.

Pesquisas acadêmicas – Em função da natureza da instituição que organiza o seminário, terão preferência os trabalhos referentes ao Poder Legislativo, especialmente na esfera estadual. Também é esperada a colaboração de pesquisadores de diferentes áreas, de Ciência Politica à Comunicação, passando por Sociologia, Direito e Economia. Para a sessão de apresentação oral, que terá início às 13h30, no Plenarinho da Casa, serão selecionados oito trabalhos.

As inscrições serão feitas através do endereço eletrônico http://www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo. E as submissões serão efetuadas no endereço eletrônico seminarioescoladolegislativo@gmail.com. No título deve constar o texto: submissão de trabalho-nome do autor. No corpo do texto deve constar o título do artigo, e as mesmas informações necessárias à inscrição. Em caso de coautoria, os nomes dos coautores também devem ser incluídos no corpo do texto. As submissões dos textos completos devem ocorrer até o dia 30 de julho. Os trabalhos aceitos serão anunciados no dia 31 de julho.

As inscrições para participação estão sendo feitas desde o dia 3 de julho e prosseguem até o dia 9 de agosto, através do site da Assembleia Legislativa do Paraná.