Notícia

Candidatos ao Parlamento Universitário lotam Plenário e galerias da Alep para Aula Magna

04/10/2017 15:44 23/04/2024 16:41 Por Sandra C. Pacheco
Parlamento Universitário 2017. / Foto: Noemi Froes/Alep

Parlamento Universitário 2017. / Foto: Noemi Froes/Alep

O Plenário e as galerias da Assembleia Legislativa do Paraná foram lotados no início da noite desta terça-feira (3) por estudantes universitários inscritos para participar da segunda edição do “Parlamento Universitário”, projeto de ensino, pesquisa e formação politica centrado na simulação das atividades parlamentares e oferecido pela Escola do Legislativo da Casa. Em vista do sucesso da primeira iniciativa, que acolheu acadêmicos de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o programa foi ampliado, incluindo outras instituições de ensino universitário conveniadas com o Legislativo, como a Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR), a Unibrasil, a Unicuritiba, a Uninter, a FAE, a Opet e a Universidade Positivo, além de abranger outros cursos.

Em sua saudação aos universitários o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), falou sobre a importância do Poder Legislativo como um dos pilares do regime democrático, comparando-o a um palco onde grandes decisões são tomadas e transformadas em leis que vão regular a vida de toda a sociedade. Referiu-se também ao momento difícil que o país vem enfrentando, mas condenou a demonização da classe política promovida por aqueles que não conseguem compreender de fato a função deste Poder. “A situação seria muito pior sem o Legislativo. Que os maus políticos sejam expurgados pelo eleitor através do voto, evitando pré-julgamentos que podem conduzir a grandes injustiças”, disse. Finalmente, falou de sua fé no país e no futuro, destacando que “só há um meio de mudar o perfil da vida política brasileira: é através dos jovens, com sua participação na vida politica em todos os seus níveis”.

O diretor Legislativo da Alep, Dylliardi Alessi, também diretor da Escola do Legislativo, informou que a experiência teve a versão ampliada este ano, com a realização de Aula Magna preparatória para todos os inscritos, e não apenas para os selecionados, como ocorreu no ano passado: “Trata-se de mais uma iniciativa de sucesso da Mesa Executiva da Assembleia visando aproximar o Poder cada vez mais da sociedade, principalmente dos jovens, que têm a oportunidade de vivenciar práticas legislativas e democráticas. O bom resultado da edição anterior nos levou a abrir o leque de participantes. O número de inscritos, que no ano passado foi de 95, subiu para 1.303, comprovando o bom resultado desse trabalho. A ideia é torná-lo um programa permanente, voltado a possibilitar aos cidadãos, em especial aos graduandos, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do Parlamento”.

Além de Traiano e Alessi, compuseram a Mesa de Honra do evento o  vereador Mauro Bobato, representando a Câmara Municipal de Curitiba, o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel, Harry Françoia Júnior, o procurador-geral da Casa Fernando Feltran, o secretário geral da Presidencia da Alep,  Guilherme Luchese, a diretora de Comunicação Kátia Chagas, e o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho. 

Experiência – Esta é a segunda edição do projeto Parlamento Universitário, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná. No ano passado, entre os dias 25 e 29 de julho, 54 estudantes de todos os períodos do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR – puderam ‘viver’ o cotidiano dos deputados estaduais. Selecionados pela instituição de ensino, elaboraram projetos de lei, de resolução e propostas de emenda à Constituição do Estado, que foram depois examinadas, discutidas e votadas por eles próprios durante a simulação.

O grupo participou de sessões preparatórias de posse, organizou-se em partidos, bancadas e blocos parlamentares, respeitando sempre a proporcionalidade das siglas já representadas na Casa. Elegeu a Mesa Executiva do Parlamento Universitário e organizou-se em comissões temáticas que se reuniram para analisar as proposições apresentadas pelos participantes. Além disso, fizeram discursos sobre temas de relevância para o Estado e em defesa das propostas em tramitação, respeitando as regras estabelecidas pela organização do evento, que prioriza o amplo debate de ideias e evita o puro e simples proselitismo.

Com a experiência, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a Assembleia e seu funcionamento, experimentando o cotidiano muitas vezes frenético da Casa e compreendendo melhor que o dia a dia do deputado estadual não se resume a comparecer às sessões e votar propostas de lei. Envolve preparação, conhecimento dos temas e cenários e muito trabalho.

Este ano foram destinadas até quatro vagas a cada instituição participante do evento para alunos do curso de Jornalismo, também selecionados em processo independente da seleção para o Parlamento Universitário. Eles participarão de simulação autônoma da cobertura de imprensa do Parlamento Universitário, tal como ocorre com as sessões plenárias da Assembleia Legislativa.

Após a Aula Magna desta terça-feira (3), a seleção dos graduandos que participarão desta edição será feita por seus estabelecimentos de ensino até o dia 16 de outubro. A divulgação da lista final dos aprovados e seus suplentes será feita no dia 18 de outubro, e o envio de proposições deve ocorrer de 19 a 26 de outubro. A abertura da sessão preparatória está agendada para o dia 30 de outubro, e a simulação ocorrerá nas dependências do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury, na Praça Nossa Senhora da Salete (Centro Cívico), entre 30 de outubro e 10 de novembro, com atividades no período da manhã, a partir das 8 horas, de segunda a quarta feira, e em período integral às quintas e sextas-feiras, a partir do mesmo horário, fora do período das sessões ordinárias do Poder Legislativo. O encerramento e a emissão dos certificados estão previstos para o dia 10 de novembro.

Parlamento Universitário 2017. / Foto: Dálie Felberg

Parlamento Universitário 2017. / Foto: Dálie Felberg

Parlamento Universitário 2017. / Foto: Dálie Felberg

Parlamento Universitário 2017. / Foto: Dálie Felberg

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação