Notícia

Ciclo de Debates em Direito Eleitoral foi uma oportunidade diferenciada para os participantes

21/06/2018 16:56 18/04/2024 18:24 Por Rodrigo Rossi
Sinei Silva / Foto: Sandro Nascimento/Alep

Sinei Silva / Foto: Sandro Nascimento/Alep

Questões relacionadas à propaganda eleitoral foram discutidas na primeira parte do último dia do Ciclo de Palestras de Direito Eleitoral na Assembleia Legislativa do Paraná, conforme promoção da Escola do Legislativo em parceria com a OAB/PR. Oportunidade para profissionais e estudantes se atualizarem com novas informações sobre os procedimentos autorizados e proibidos pela legislação, em face das eleições que se aproximam. E foi justamente essa possibilidade que trouxe o publicitário Sinei Silva ao Plenarinho do Legislativo estadual nesta quinta-feira (21).

“Tenho acompanhado as palestras desde o primeiro dia. E mais especialmente hoje, sobre propaganda, está sendo esmiuçado o tema referente à conduta do candidato e da sua equipe que vai tratar desta área, porque existem pontos importantes que precisam ser observados e respeitados. A Assembleia evolui muito ao trazer essas informações aos profissionais”, afirmou.

As dúvidas sobre o processo eleitoral, principalmente com casos de grande repercussão nos últimos tempos, também mobilizam estudantes que pretendem ampliar conhecimentos. O estudante do 5º período de Direito da Faculdade Opet, Fagner Conke, elogiou a iniciativa da Escola do Legislativo e da OAB. “É a Casa do povo abrindo uma possibilidade para o povo comparecer. Estou na metade do curso, mas com oportunidades desta natureza o aprendizado acadêmico e profissional certamente serão enriquecidos”.

No período da tarde, as ações judiciais próprias do período eleitoral foram apresentadas aos participantes. Na opinião da assessora do deputado Dr. Batista, a bacharel em Direito Andreia Gois Maciel, tratar os aspectos mais práticos das demandas frente ao Poder Judiciário foi muito interessante. “Parabenizo a direção da Escola do Legislativo porque estes momentos são muito proveitosos, com profissionais qualificados explicando e trazendo informações mais práticas sobre a jurisprudência e como lidar no dia a dia com esses assuntos”.

Se por um lado o interesse profissional trouxe muitos operadores do Direito à Assembleia, assim como servidores públicos e estudantes da área, os quatro dias do Ciclo de Debates também atraíram cidadãos em geral interessados no assunto. “Venho como cidadão para aprender um pouco mais e poder inclusive fiscalizar as condutas nas eleições, saber mais o que pode e o que não pode. Tenho certeza que saio daqui com mais conhecimento, até para verificar na minha comunidade a postura de muitos candidatos. A abertura deste espaço foi muito boa, de grande interação”, disse Willian Marques Dobler, aluno do curso de Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Fagner Conke. / Foto: Sandro Nascimento/Alep

Fagner Conke. / Foto: Sandro Nascimento/Alep

Andreia Gois Maciel. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Andreia Gois Maciel. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Willian Marques Dobler / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Willian Marques Dobler / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação