Conferência na Assembleia Legislativa marca abertura de simulado da ONU realizado pela UFPR

Em uma iniciativa da Escola do Legislativo, a Assembleia Legislativa do Paraná recebeu, na noite desta sexta-feira (22), a conferência de abertura da 5ª edição do UFPRMUN - Model United Nations da Universidade Federal do Paraná, evento que simula os debates nos principais órgãos da ONU – Organização das Nações Unidas. O congresso, realizado anualmente, é organizado por estudantes da faculdade de direito da UFPR, e tem como objetivo principal desenvolver o pensamento crítico, a negociação e a oratória entre os participantes.
Na abertura do evento, a professora Melina Girardi Fachin, diretora da faculdade de direito da UFPR destacou a importãncia da existência da ONU para os direitos humanos.
“Nenhuma das outras funções que o sistema global desempenha se exerce ao largo da proteção dos direitos humanos. Todas as funções do sistema ‘onusiano’ são vinculadas a suas duas grandes missões, que são obter a paz e defender direitos, e obviamente há uma conexão intrínseca entre essas duas. Se o mundo, hoje, em matéria de direitos humanos e manutenção da paz, com as organizações internacionais que temos, talvez não ande tão bem, ele com certeza estaria muito pior sem a existência dessas organizações”, ressalta.
A cerimônia de abertura contou ainda com uma exposição sobre a atual conjuntura geopolítica internacional ministrada pela embaixadora Ligia Maria Scherer, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná.
Encontro propõe discussões sobre conflitos e interesses das nações
Em sua quinta edição, o UFPRMUN se consolida no calendário acadêmico da universidade, permitindo um maior aprofundamento em temas de política internacional a estudantes universitários de diversos cursos.
Em debates e sessões que simulam as reuniões de alguns dos principais órgãos da ONU, os participantes representam os delegados de diversas nações, replicando as discussões realizadas nos fóruns da organização.
Considerado o maior evento de simulação do funcionamento da ONU no Hemisfério Sul, o UFPRMUN terá nesta edição uma série de debates históricos e atuais, divididos em comitês.
Entre os temas em destaque está o genocídio em Ruanda, no painel do Conselho de Segurança Histórico. Também haverá uma simulação das discussões do Conselho de Segurança sobre a Crise na Caxemira, marcada por divergências fronteiriças e conflitos bélicos entre Índia e Paquistão, que se arrasta há mais de 70 anos.
Outros debates reproduzirão o funcionamento de outros importantes órgãos da ONU: a Assembleia Geral, que discutirá as políticas de deportação em massa; e a Corte Internacional de Justiça, debatendo as implicações dos métodos de lavagem de dinheiro na Suíça utilizados por organizações criminosas.
Além dos painéis, outro destaque do evento é o Agência de Imprensa, em que estudantes de Comunicação atuarão como se fossem repórteres de alguns dos principais jornais do mundo.