Notícia

Deputada-universitária muda sua visão dos políticos e até o seu figurino, ao viver a rotina da Alep

07/11/2018 15:21 23/04/2024 16:42 Por Ana Luzia Mikos
Deputada Universitária ao programa Rádio Assembleia. / Foto: Odilon Araújo

Deputada Universitária ao programa Rádio Assembleia. / Foto: Odilon Araújo

A deputada-universitária Aline Balhes Correa fez um projeto de lei, viu sua proposta passar com uma emenda, virou a noite redigindo o parecer de uma comissão técnica e mudou até o próprio figurino. Tudo graças à sua participação no Parlamento Universitário da Assembleia Legislativa do Paraná.  “Uma experiência maravilhosa ver a estrutura, todo o trâmite para a aprovação das leis. Em poucos dias já percebi que o trabalho dos deputados é muito maior do que eu imaginava; bem mais difícil”, contou a estudante de Direito da Unicuritiba, durante entrevista ao programa Rádio Assembleia.

Aline percebeu a importância dos debates, das alianças políticas e até a necessidade de substituir o tênis pelo salto alto e vestir um blazer, ao trocar a sala de aula pelo Plenário.

Ela assumiu a presidência da Comissão de Saúde Pública e a vice-presidência na Comissão do Meio Ambiente durante a simulação promovida pela Escola do Legislativo. Estudantes de nove instituições de ensino do Paraná participam desta terceira edição do programa, que permite vivenciar a rotina parlamentar, num processo de imersão.

Visitar a governadora Cida Borghetti no Palácio Iguaçu e ter trânsito livre por vários locais na Assembleia encantaram a acadêmica. O mais importante, contudo, foi perceber o impacto do trabalho parlamentar na vida da comunidade. “Certamente, vou sair muito diferente desta experiência”, garantiu.

Variedades – Além da entrevista sobre um tema diferente por dia, o programa Rádio Assembleia traz os destaques do Legislativo, informações de utilidade pública e o que é notícia no estado.

O programa, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. O “Rádio Assembleia” pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação