Notícia

"Deputados por 14 dias" – Simulação da rotina parlamentar começa na próxima semana

25/10/2018 às 16h56 Por Ana Luiza Mikos
Dylliardi Alessi, entrevistado no programa Rádio Assembleia. / Foto: Pedro de Oliveira/ALEP

Dylliardi Alessi, entrevistado no programa Rádio Assembleia. / Foto: Pedro de Oliveira/ALEP

Da proposição de leis ao debate na tribuna, da participação nas comissões técnicas às entrevistas para a imprensa. A simulação completa da rotina parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná é a proposta do Parlamento Universitário, que começa na próxima segunda-feira (29). Durante duas semanas, acadêmicos de diversos cursos de nove instituições de ensino superior de Curitiba vão participar desta iniciativa que já foi premiada nacionalmente.

“O Parlamento Universitário já é um sucesso. Foi mais uma iniciativa desta Mesa Diretora, comandada pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), cuja intenção foi abrir as portas da Assembleia para a comunidade”, explicou o coordenador da Escola do Legislativo Dylliardi Alessi, convidado do programa Rádio Assembleia desta sexta-feira (26) e da segunda (29).

Instituída em 2015, a iniciativa foi premiada ano passado pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) como o melhor projeto do gênero no Brasil, concorrendo com propostas de outras assembleias, câmaras municipais e tribunais de contas de todo o país.

O coordenador ressalta a importância da troca de experiências e da possibilidade de a Assembleia receber boas ideias vindas dos universitários. “Algumas propostas de outras edições foram adotadas por deputados, estão tramitando na Casa e alguns desses alunos podem fazer história como criadores de uma lei estadual”, afirmou.

Serão 54 estudantes que atuarão como se deputados fossem, mais três suplentes, além do governador, ou governadora, que será responsável pela articulação dos interesses do Poder Executivo, durante os 14 dias de atividades.

Variedades – Além da entrevista sobre um tema diferente por dia, o programa Rádio Assembleia traz os destaques do Legislativo, informações de utilidade pública e o que é notícia no estado.

O programa, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. O “Rádio Assembleia” pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.