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Escola do Legislativo aprimora conhecimentos e abre portas da ALEP

21/02/2019 11:13 26/04/2024 10:07 Por Vanderson Luiz e Trajano Budola
Transparência, eficiência e proximidade com a comunidade são ações praticadas diariamente na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e cobradas pelo presidente Ademar Traiano (PSDB) e pelo 1º Secretário da Mesa Executiva, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB). E a Escola do Legislativo tem sido fundamental para que os objetivos sejam cumpridos com excelência.

O início da 19ª Legislativa, no dia 1º de fevereiro, trouxe para Assembleia novos deputados e servidores, que, naturalmente, necessitam de um período de adaptação para conhecer todos os trâmites e processos legislativos. É neste momento que a Escola do Legislativo começa a atuar, para compartilhar conhecimento e ensinamentos e tornar mais breve o ajustamento dos novos integrantes do Poder Legislativo, para que os trabalhos possam fluir com rapidez e agilidade.

Além disso, a Escola do Legislativo busca aperfeiçoar e aprimorar o conhecimento dos servidores com maior tempo de atividade, para que possam atender cada vez melhor as demandas da Casa e, consequentemente, da população. Aliás, o grande diferencial da Escola do Legislativo é que todos os eventos são abertos ao público em geral, para interagir e mostrar à comunidade todos os processos de funcionamento da Assembleia Legislativa.

“Queremos, com essa iniciativa pioneira, que o trabalho da Assembleia Legislativa seja cada vez mais ágil e que esteja sempre em sintonia com as aspirações dos paranaenses: transparente e eficaz”, ressaltou o presidente Ademar Traiano (PSDB).

Na mesma sintonia, o 1º Secretário da Mesa Executiva, Luiz Cláudio Romanelli, destacou que “nesta legislaturaque se inicia, é que tenhamos uma Assembleia Legislativa cada vez mais transparente, eficiente e que busca a cooperação mútua para atender objetivamente às demandas da população”.

Avaliação positiva – Desde o início da nova legislatura, a Escola do Legislativo vem atuando com muita competência e qualidade na realização do Curso de Gestão Parlamentar. Quatro módulos, até o momento, abordaram temas como conceitos básicos da organização e do funcionamento do Poder Legislativo,  Processo Legislativo, Comunicação Institucional e Redação Oficial. Todos acompanhados por um público atento e que se mostrou satisfeito com a didática e dinamismo apresentados.

O diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi comprovou a satisfação e aproveitamento do curso com números. “Fizemos uma pesquisa de satisfação, como é costume em cada curso, e o retorno está é altamente positivo. O que nós vimos nesses módulos já realizados foi muito dinamismo, tanto dos palestrantes quanto do público, que se mostrou interessado e participou com questionamentos. E nós queremos esta interação, para que os servidores participem da escola, com sugestões ou críticas para que possamos estar sempre buscando o melhor desempenho”.

Dylliardi frisou ainda que o Curso de Gestão Parlamentar é importante para aproximação da administração da Casa com os gabinetes e demais setores. “Todos participam e esta interação é positiva para troca de ideias e de conhecimento”.

Ao final do Curso de Gestão, a Escola do Legislativo fará a programação de um calendário anual, com inúmeros eventos, incluindo a Interiorização da Escola do Legislativo. “Já fizemos cursos no interior sobre legislação eleitoral, mas agora queremos levar para as demais cidades as mesmas atividades que temos aqui na Assembleia Legislativa. É determinação do presidente Ademar Traiano e aproximação com a população e teremos uma intensa programação em todo o Estado”.

Próximos módulos – Ainda restam dois módulos para o encerramento do 1º Curso de Gestão Parlamentar e eles serão ministrados na próxima semana. Na terça-feira (26), a partir das 9h30, no Plenário da Assembleia Legislativa, o diretor de Assistência ao Plenário (DAP), Juarez Villela Filho, abordará o tema “Processo de Plenário”, onde explicará todos os detalhes dos procedimentos, trâmites e protocolos de projetos de lei, requerimentos, ofícios, entre outros.

O encerramento do curso, inicialmente previsto para quarta-feira, agora ocorrerá na quinta-feira (28), também às 9h30, no mesmo local, e será comandado pela servidora Milena Renner. Dentro do tema Gestão Informacional, Milena vai detalhar todos os sistemas de informática da Casa e como ele poderá ser usado no dia-a-dia para agilizar os serviços dos gabinetes e atendimento ao cidadão.

Inscrições abertas  E para quem deseja conhecer um pouco mais do funcionamento da Assembleia Legislativa, todos os módulos do Curso de Gestão Parlamentar são abertos ao público em geral. Basta efetuar a inscrição no site na ALEP, no link da Escola do Legislativo (http://www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo/cursos). As vagas são limitadas.

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