Notícia

Escola do Legislativo capacitou mais de 5 mil pessoas em apenas seis meses

29/08/2025 10:34
Luciano Balarotti

Ao longo dos últimos seis meses, a Escola do Legislativo capacitou mais de 5 mil pessoas em uma série de 28 ações de formação, em diversas localidades do Paraná. Muitas das ações de capacitação foram realizadas em conjunto com a Assembleia Itinerante, o que possibilitou a descentralização das atividades da escola, que contou com o apoio de 30 instituições parceiras ao longo desse período.

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, a descentralização e as parcerias ampliam de foma significativa o alcance das ações. “A presença da Escola do Legislativo nas edições da Assembleia Itinerante reafirma o compromisso em romper fronteiras, disseminar conhecimento e capacitar servidores, ocupantes de cargos públicos e cidadãos, aproximando o parlamento da população e ampliando o acesso à formação técnica, política e cidadã em todo o estado”, afirma.

As iniciativas só são possíveis graças ao apoio do conjunto de diretorias da Assembleia Legislativa no diagnóstico das demandas de qualificação dos diferentes setores. A partir desse mapeamento, busca-se qualificar o corpo técnico por meio de multiplicadores de conhecimento, provenientes tanto do próprio quadro de servidores quanto de instituições parceiras.

A colaboração técnica com diferentes diretorias, como Diretoria-Geral, Diretoria de Tecnologia da Informação, Diretoria de Comunicação, Diretoria Financeira, Diretoria de Apoio ao Plenário, Diretoria Legislativa, Diretoria de Apoio Técnico e Diretoria Administrativa proporciona ainda a integração e difusão do conhecimento, promovendo também a valorização de um quadro de servidores competentes.

Descentralização atendeu mais de 120 municípios do Paraná

Desde o início da atual gestão, em fevereiro deste ano, a Escola do Legislativo realizou 28 ações formativas, capacitando um total de 5.166 pessoas. Estas ações contaram com 77 palestrantes diferentes em cursos que totalizaram 268 horas de formação. Todos realizados sem custos de honorários para a Assembleia Legislativa.

Além de contribuir para a formação continuada dos servidores da Casa de Leis, a Escola do Legislativo também realizou ações para o público externo. 44% dos cursos e capacitações promovidos pela Escola do Legislativo aconteceram de maneira descentralizada, em conjunto com a Assembleia Itinerante.

Foram 11 ações formativas em 43 cidades diferentes, alcançando um total de 1.101 servidores de 122 municípios. O que proporcionou capacitação e mentoria continuada a servidores municipais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, qualificando os tomadores de decisão para a implementação de políticas públicas mais efetivas.

Seminário sobre alteração legislativa instruiu sobre lei que beneficia organizações sociais

Ao longo desses seis meses foram também realizadas três edições do seminário destinado a apresentar inovações normativas aprovadas pela Assembleia Legislativa. Encontros que serviram para mostrar mudanças importantes, como a que possibilita dirigentes de organizações sociais receberem remuneração sem que isso interfira no reconhecimento da entidade como de utilidade pública estadual. Os eventos ocorreram nos municípios de Curitiba, Maringá e Castro, com o objetivo de tornar efetiva a aplicação da produção legislativa, ampliando o conhecimento técnico e a segurança jurídica das entidades beneficiadas. 

A iniciativa foi realizada em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o Conselho Regional de Contabilidade, o Ministério Público do Paraná, a Secretaria de Desenvolvimento Humano de Curitiba, a Fundação de Ação Social de Curitiba e a Procuradoria-Geral do Estado. 

Inovações no Parlamento Universitário

Outro destaque entre as ações da Escola Legislativa foi o crescimento expressivo do Parlamento Universitário. A edição deste ano incorporou inovações relevantes, como o Parlamento Comunicação, o programa de mentoria em parceria com a OAB e a ampliação das possibilidades de participação de instituições. O que incluiu a abertura à participação de alunos de estudantes de universidades de diversas cidades paranaenses. 

O Parlamento Universitário teve um total de 1.260 inscritos, vindos de 28 universidades, com 856 deles participando efetivamente dos treinamentos. Destes, 115 foram nomeados parlamentares universitários. Números que representam um crescimento de 51% em relação a edição anterior. A inclusão de 54 suplentes ao programa permitiu que um número maior de estudantes pudesse vivenciar a experiência parlamentar. 

Compartilhar: