Notícia

Escola do Legislativo encerra semestre com mais de 3500 participantes em cursos e palestras

13/07/2023 09:08 05/05/2024 05:30 Por Jaime S. Martins

A Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Paraná, realizou 13 eventos no primeiro semestre de 2023. Foram cursos, palestras e seminários que contaram com a participação de mais de 3500 pessoas.

Temas de grande relevância e de discussão pela sociedade brasileira e também da classe política, como a reforma tributária, aprovada recentemente pelos deputados federais, e a nova lei de licitações e contratos para o setor público, que lotaram o plenário do legislativo paranaense.

“Ver essa Casa cheia para nós é motivo de satisfação. Essa é uma das nossas atribuições pela Escola do Legislativo e objetivo da Assembleia Legislativa, trazer a população para perto do Poder Legislativo, para que possamos nos aproximar e que eles interajam cada vez mais com a política paranaense e com as nossas atividades. Esses eventos da Escola têm esse propósito, realizar cursos e palestras dos mais variados temas e, assim, trazer a população para dentro do legislativo, que é a Casa do Povo”, disse o diretor Legislativo e diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.

Mas a participação não ficou apenas no presencial. Uma prática adotada durante a pandemia, ainda se faz presente nas ações da Escola do Legislativo, o formato híbrido, que permite a participação de pessoas de forma on-line, de diversos lugares do estado e do país.

Os eventos realizados também abordaram questões de saúde, como o câncer bucal, a doença celíaca e a saúde mental no trabalho.

A Escola do Legislativo também foi a responsável pela recepção e capacitação dos novos servidores da Assembleia, ao promover o curso sobre os sistemas internos que são utilizados no dia a dia por todos que trabalham no legislativo.

As atividades da Escola também envolveram a área acadêmica, com a realização do segundo Assembleia em Debate - Parlamento em Pauta, quando foram debatidos temas relativos aos parlamentos, sua composição, atribuições e funcionamento. Neste ano, o Assembleia em Pauta apresentou um panorama de como os legislativos estão representados. As conferências de abertura abordaram a criação da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa do Paraná, eleições e representação das consideradas minorias.

Parlamento Universitário

A próxima ação da Escola do Legislativo é a 5ª edição do Parlamento Universitário, que será realizada entre os dias 20 e 28 de julho.

No Parlamento, estudantes universitários têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia das atividades de um deputado estadual. Neste ano foram 515 inscritos de 14 instituições de ensino superior. São 76 finalistas que serão empossados no dia 20 como deputadas e deputados universitários, governador universitário e suplentes.

Ao longo das edições, o Parlamento Universitário contou com a inscrição de mais de 4000 estudantes.

O programa conquistou, em 2017, o 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). Foi eleito por unanimidade como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo.

Revista do Legislativo

Para o segundo semestre, além de novos cursos e palestras, a Escola do Legislativo também irá lançar a nova edição da Revista do Legislativo, que atualmente está na fase da submissão dos artigos científicos.

O periódico está em seu sétimo número e, em 2022, recebeu o reconhecimento pela sua qualidade. A Revista produzida pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná entrou para um seleto grupo de publicações acadêmicas classificadas pelo Qualis Periódicos.

A Revista do Legislativo Paranaense, em sua primeira classificação, recebeu o conceito B2 pelo quadriênio 2017-2020, que é considerado uma excelente nota para uma publicação, principalmente considerando o pouco tempo de existência e a sua natureza de pertencer a uma Assembleia Legislativa.

“Para 2023 esperamos receber mais submissões do que nos anos anteriores. Devido à nossa classificação B2 no Qualis, acreditamos que a nossa Revista será ainda mais prestigiada”, relatou a coordenadora Pedagógica e editora-chefe da Revista, Roberta Picussa.

Semana Acadêmica

Voltado aos alunos de mestrado e doutorado de Programas de Pós-graduação, do Paraná, a III Semana Acadêmica será realizada entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. O objetivo da Semana é o intercâmbio entre as Universidades e o Legislativo por meio da apresentação de pesquisas acadêmicas.

Os resumos dos trabalhos já foram submetidos à apreciação da comissão organizadora e estão em análise para verificar se atendem aos critérios exigidos para a participação. Está prevista para o dia 21 de julho a divulgação dos resumos aprovados. Após essa etapa, os participantes terão até o dia 20 de agosto para o envio do trabalho completo para posterior apresentação durante a III Semana Acadêmica, na Assembleia Legislativa do Paraná.