Notícia

Escola do Legislativo promove curso sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

30/11/2015 17:16 24/04/2024 16:56 Por Eduardo Santana
A Escola do Legislativo promove na sexta-feira (4), a partir das 10 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, curso sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entra em vigor a partir de janeiro de 2016. O curso, que será ministrado pelo professor Marlus Geronasso, mestre em Educação pela UFPR e coordenador do Projeto Eureka, apresentará regras básicas do novo acordo; argumentos a favor das mudanças; as transformações da língua; mudanças no alfabeto; uso e eliminação do trema; mudanças nas regras de acentuação; uso do hífen; uso do “h”; utilização de letras maiúsculas e minúsculas; e as mudanças finais na nova reforma.

“Vamos apresentar um histórico da nossa língua, falar sobre sua formação e suas reformas ao longo da história. E, claro, detalhar as mudanças que a língua portuguesa sofreu após o acordo ortográfico, que foi amplamente debatido nos últimos 25 anos. Acima de tudo, vamos discutir e mostrar aos participantes o quanto a língua portuguesa é rica. Muita gente reclama do nosso idioma, que seria muito difícil. Mas antes de ser difícil, a nossa língua é muito rica”, ressalta o professor Marlus.
Desde 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2015. Em janeiro de 2016 o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passa então a ser obrigatório. Por obrigatório entende-se que a escrita formal que não utilizar as regras propostas na reforma será considerada "incorreta".
O curso é aberto a todo e qualquer interessado. As inscrições podem ser feitas emwww.alep.pr.gov.br/escola_do_legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação