Notícia

Escola do Legislativo promove o seminário "Poder Legislativo e Democracia Contemporânea"

02/05/2016 18:31 24/04/2024 05:58 Por Eduardo Santana
O Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recebe na próxima quinta-feira (5), a partir das 9 horas, o “I Seminário da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) – Poder Legislativo e Democracia Contemporânea”, evento promovido em parceria pela Escola do Legislativo da Alep e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para o encontro, estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Paraná puderam inscrever, entre os dias 1º e 25 de abril, trabalhos sobre temas relativos à política contemporânea, tais como instituições políticas;processo legislativo; novos modelos, formatos e plataformas de comunicação (mídias digitais, redes sociais e formas de Comunicação Política); esfera pública; comportamento político; elites políticas e econômicas; relações governamentais, governança democrática e novas formas de participação política cidadã; políticas públicas; entre outros. Ao total, oito trabalhos foram escolhidos pela comissão organizadora do seminário.

“Fomos surpreendidos, principalmente, com a qualidade e diversidade dos trabalhos que recebemos. A maioriados artigos teve como autores mestres e doutores em áreas como Direito, Sociologia, Ciência Política e Comunicação Social, Políticas Públicas e Filosofia Política. Mas também recebemos submissões de alunos dos cursos de graduação em Direito, História, Ciências Sociais, Ciência Política e até de Farmácia. Recebemos artigos de autores, em sua maioria, da UFPR, mas também da UEPG, UEL, Uninter”, afirmou Roberta Picussa, assessora da Escola do Legislativo.

Mesa de abertura – O seminário ainda contemplará uma mesa de debates com o tema “Reflexões e Perspectivas Sobre o Poder Legislativo no Brasil”, com a presença do Dr. André Sahtler, coordenador da pós-graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR); do Dr. Rafael Cardoso Sampaio, professor dos Programas de pós-graduação em Ciência Política e em Comunicação Social, ambos da Universidade Federal do Paraná; Dylliardi Alessi, diretor Legislativo e diretor da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná; e Juarez Villela Filho, diretor de Assistência ao Plenário da Alep.

“Nós queremos contribuir para a construção do conhecimento e a formação política dos membros do Parlamento estadual e da sociedade civil como um todo, e também possibilitar a exposição dos resultados de pesquisas acadêmicas relativas aos temas”, afirma Dylliardi Alessi, diretor Legislativo e diretor da Escola do Legislativo. “Este evento representa o início de uma parceria entre duas das mais importantes instituições do Paraná, possibilitando, com isso, ações futuras no sentido do intercâmbio do conhecimento e o desenvolvimento conjunto de ações, em especial por intermédio da Escola do Legislativo”, completou Francis Fontoura Karam, assessoria jurídica e coordenadora da Escola.

Confira os trabalhos selecionados:

- A Questão da representação no Poder Legislativo: como definir o número de vereadores no Brasil? Autor: Tiago Valenciano.

- Há sentido na distinção entre decretos legislativos e resoluções nos Estados? Autor: Guilherme Lucchesi.

- Participação nas Assembleias Legislativas: um retrato da situação das mulheres nas câmaras de vereadores de 50 municípios do Paraná. Autoras: Mayara Vieira de Souza e Renata Caleffi.

- O papel e a importância das assessorias parlamentares: teoria e evidências. Autores: Márcio C. Carlomagno, Fabrícia Vieira e Willian Lepinski.

- Cinquenta anos de Produção Legislativa Paranaense. Autor: Fernando Schumak Melo.

- Politização e participação política de jovens no Poder Legislativo: O Parlamento Jovem de Palmeira. Autor: Karina Vanessa Albano, Edson Gil Santos Júnior e Flaviana Zarpelon A. de Sousa.

- As funções desempenhadas pelos websites parlamentares brasileiros e o papel dos programas educativos online. Autores: Isabele Mitozo e Sérgio Braga.

- A crise da representação política e a preponderância do Executivo: exame da dinâmica legislativa no Município de Curitiba. Autor: João Pedro Kostin Felipe de Natividade.