Notícia

Escola do Legislativo promoverá o seminário "Poder Legislativo e Democracia Contemporânea"

31/03/2016 18:27 26/03/2024 05:53 Por Eduardo Santana
Estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Paraná poderão apresentar trabalhos acadêmicos sobre política contemporânea durante o “I Seminário da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) – Poder Legislativo e Democracia Contemporânea”, que acontece no dia 5 de maio, no Plenarinho da Casa. O evento, que é produto de uma parceria entre a Escola do Legislativo da Alep e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem como objetivo dar prosseguimento às atividades iniciadas pela Escola do Legislativo em 2015, buscando fomentar o debate sobre a política brasileira contemporânea, com foco nas atividades parlamentares.

Os acadêmicos vão poder inscrever trabalhos que abordem temas relativos à política contemporânea, tais como instituições políticas; processo legislativo; novos modelos, formatos e plataformas de comunicação (mídias digitais, redes sociais e formas de Comunicação Política); esfera pública, comportamento político, elites políticas e econômicas; relações governamentais, governança democrática e novas formas de participação política cidadã; políticas públicas; entre outros. Tendo em vista a natureza da instituição que organiza o evento, será dada preferência a trabalhos que abordem o Poder Legislativo, especialmente os Legislativos estaduais. 

“Nós queremos contribuir para a construção do conhecimento e a formação política dos membros do Parlamento estadual e da sociedade civil como um todo, e também possibilitar a exposição dos resultados de pesquisas acadêmicas relativas aos temas”, afirma Dylliardi Alessi, Diretor Legislativo e Diretor da Escola do Legislativo. “Este evento representa o início de uma parceria entre duas das mais importantes instituições do estado do Paraná, possibilitando, com isso, ações futuras no sentido do intercâmbio do conhecimento e o desenvolvimento conjunto de ações, em especial por intermédio da Escola do Legislativo”, completou Francis Fontoura Karam, assessoria jurídica e coordenadora da Escola. "Esperamos receber trabalhos de acadêmicos de todas as áreas para ampliar o debate sobre o Legislativo", acrescentou Roberta Picussa, assessora da Escola. 

Debate – O seminário ainda contemplará uma mesa de debates com o tema “Reflexões e Perspectivas Sobre o Poder Legislativo no Brasil”, com a presença do Dr. André Sahtler, coordenador da Pós-graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR); do Dr. Rafael Cardoso Sampaio, professor dos Programas de Pós-graduação em Ciência Política e em Comunicação Social, ambos da Universidade Federal do Paraná; e Dylliardi Alessi, Diretor Legislativo e Diretor da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Além dos trabalhos escritos, os quais serão posteriormente publicados nos anais do evento, serão efetuadas apresentações orais na Assembleia Legislativa do Paraná, bem como serão emitidos certificados aos participantes pelas instituições organizadoras do evento.

As inscrições no evento devem ser feitas através do endereço eletrônicohttp://www.alep.pr.gov.br/escola_do_legislativo

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação