Notícia

Estratégias de liderança e gestão de pessoas são tema de palestra da Escola do Legislativo

12/04/2018 10:00 18/04/2024 13:19 Por Sandra C. Pacheco
Gabriel Moya, master coach associado à Sociedade Brasileira de Coaching, falou na manhã desta quarta-feira (11) a servidores da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e de outros órgãos públicos, estudantes e demais interessados, sobre “Estratégias de liderança e influência na gestão de pessoas”. O evento, uma promoção da Escola do Legislativo em parceria com o ISAE-FGV, também foi transmitido ao vivo pelo facebook da Casa. Ao apresentar o palestrante, o diretor de Assistência ao Plenário da Alep, Juarez Villela Filho, destacou a importância do tema no momento delicado que o País atravessa e que demanda a existência de líderes verdadeiros na discussão dos caminhos capazes de levar à superação das dificuldades.

Moya entremeou sua palestra com testes para os participantes sobre os requisitos para o exercício da liderança, como valores, propósito, missão, objetivos e clareza. Também estimulou o público a recordar seu melhor momento, de forma a identificar a força de cada um e refletir sobre como aplicá-la visando alcançar o melhor desempenho, tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal.

Definiu a liderança como a habilidade de conduzir as pessoas para um objetivo comum, observando que o grande segredo é procurar conhecer o perfil de cada membro da equipe, direcionando-os para tarefas onde possam melhor exercer suas habilidades. Para exemplificar os variados tipos de liderança, citou figuras como o técnico de vôlei Bernardinho, o piloto Ayrton Senna e o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa.

O palestrante mostrou como a psicologia dita positiva é importante instrumento para auxiliar na busca do desempenho máximo, chamando atenção para o papel da sabedoria e do conhecimento, da coragem, da temperança, da transcendência, da humanidade e do senso de justiça na construção do autêntico líder.

Falou ainda sobre a capacidade de persuasão e o poder de influência, destacando o percentual desempenhado pela expressão corporal, vocal e verbal na comunicação entre as pessoas e entre o líder e seus liderados. Aí citou Goethe: “Falar é uma necessidade; escutar é uma arte”.

Gabriel Moya é mestre em Postura e Movimento pela Universidade de São Paulo e especialista em aumento da performance para líderes. Licenciado para a utilização da metodologia Brian Tracy International, tem experiência de dez anos como empreendedor serial, resultando em abordagens eficazes para o desempenho de liderança e influência.

Escola do Legislativo – Inaugurada em 2015, a Escola do Legislativo é uma iniciativa da atual Mesa Diretora da Assembleia paranaense, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB). É parte da política de modernização do Legislativo, valorização de seu corpo funcional e a busca por maior eficiência no serviço público. Desenvolve ações voltadas para os deputados estaduais, vereadores, servidores da Alep, funcionários de câmaras municipais, lideranças comunitárias, entidades e cidadãos interessados em aprofundar conhecimentos sobre o setor público.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação