Notícia

Estudantes do Projeto Parlamento Universitário participam do primeiro dia de sessões plenárias

28/07/2016 17:57 24/04/2024 06:00 Por Jaime S. Martins
Participantes do Projeto Parlamento Universitário tiveram nesta quinta-feira (28) a oportunidade de participar de duas sessões plenárias na Assembleia Legislativa do Paraná. Foi o primeiro dia de sessões, já que os primeiros três dias de projeto foram dedicados exclusivamente à eleição da Mesa Executiva, à formação dos blocos parlamentares e às reuniões das comissões técnicas permanentes. Na primeira sessão, que teve início pela manhã e, após intervalo, terminou no início da tarde, os deputados universitários apreciaram e votaram uma pauta composta por 17 itens. Já a segunda sessão, que teve início às 15 horas, contou com 19 itens na pauta.

De acordo com os deputados universitários, a experiência de participar das sessões superou todas as expectativas que eles tinham em relação a esta fase do Projeto. “Com certeza era o momento mais esperado. Passamos a semana inteira preparando os projetos na CCJ e nas comissões temáticas pra chegar nesse momento. Gostei muito dos discursos dos meus colegas deputados e também de toda a movimentação política no Plenário, antes da votação”, revelou a deputada universitária Mariana Rezende (PMDB).

Para João Camargo, deputado universitário do PSDB, a sessão plenária se apresentou como o momento mais aberto e transparente de todo o processo legislativo. “Tive a oportunidade de falar na tribuna e foi muito interessante. No Plenário falamos para todos os deputados, para a Mesa Executiva, para os presentes que acompanham a sessão e para a imprensa. Diferente do que corre nas comissões. Na sessão temos a discussão técnica, sobre a constitucionalidade e legalidade das propostas, e a discussão política, que é muito interessante também. Então, o Plenário, de fato, é o momento de abertura de todo o trâmite legislativo”, afirmou.

Avaliação – O diretor da Escola do Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, afirmou que durante as sessões plenárias desta quinta-feira os deputados universitários se mostraram preparados, promovendo bons debates sobre os projetos apresentados e votados. “A gente percebe a qualidade e a relevância do projeto através da empolgação dos alunos no momento dos debates. Como tivemos muitas primeiras discussões, que é quando é apreciada a constitucionalidade das matérias, os estudantes aproveitaram muito as discussões, que foram muito técnicas e de qualidade, inclusive com muitas apresentações de emendas. No geral, a avaliação da Escola do Legislativo é positiva”, afirma Alessi.

Nesta sexta-feira (29) os estudantes universitários participam de mais uma sessão plenária, que terá início às 9h30. Já pela tarde, os participantes do projeto e a equipe da Escola do Legislativo se reúnem para fazer uma avaliação final de todo o projeto.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação