Notícia

Friedmann Wendpap é o convidado de quarta-feira (23) no segundo evento da Escola do Legislativo

21/09/2015 10:42 18/04/2024 04:49 Por Rossano Ribas
O juiz federal Friedmann Wendpap é o convidado do próximo evento que será promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná. Com o tema “Efeitos da Constituição Analítica Sobre o Processo Político Brasileiro”, Wendpap ministrará palestra aberta ao público em geral, na quarta-feira (23), a partir das 10 horas, no Plenário do Legislativo estadual.

A Escola do Legislativo é uma iniciativa da atual gestão da Casa que se insere na política de modernização da Assembleia e na valorização do seu corpo funcional, com a realização também de atividades abertas a toda comunidade. Sua inauguração oficial ocorreu na última segunda-feira (14), com uma palestra a cargo do jurista paranaense Marçal Justen Filho, sobre a “A Teoria da Separação dos Poderes como um Processo Político em Evolução”.

Segundo o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), “o objetivo fundamental da Escola é o aperfeiçoamento técnico e profissional dos servidores, mas ela também direcionará suas ações didáticas ao público em geral, até como instrumento para tornar a Assembleia mais ágil e sensível às causas da sociedade paranaense, mais apta a promover as transformações impostas pelos dias atuais”.

Traiano acrescenta que a abertura deste projeto à comunidade poderá oferecer oportunidades de capacitação para agentes políticos, vereadores, funcionários de câmaras municipais e qualquer pessoa que tenha interesse nos assuntos abordados. Para isso, estão sendo organizados novos cursos específicos e palestras em parceria com universidades, ONGs e órgãos públicos.

Palestrante – Friedmann Wendpap é mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor de Ciência Política, Teoria do Estado e Direito Internacional na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e na Escola da Magistratura Federal do Paraná. Foi juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça nos períodos de 2009/2010 e 2013/2014. Juiz auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça no período de 2014/2015 e diretor do Foro da Justiça Federal no Paraná de 2011 a 2013. Na atividade associativa da magistratura foi vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil e presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais. É também colunista do jornal Gazeta do Povo.