Notícia

IMPERDÍVEL!

25/08/2021 11:14 24/04/2024 05:51 Por Vanderson Luiz

Escola do Legislativo da Alep

promove II Semana Acadêmica

 

Evento será realizado entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de forma online

 

Anotem na agenda: entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná será palco da II Semana Acadêmica da Escola do Legislativo, com apresentação de uma coletânea de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por mestrandos e doutorandos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O evento será online, com transmissão da TV Assembleia e redes sociais da Alep.

“O evento é destinado à apresentação de pesquisas produzidas por universidades paranaenses no âmbito da Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo é criar uma oportunidade para a interlocução dos membros do Poder Legislativo Estadual com a comunidade acadêmica”, destacou a coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa.

A II Semana Acadêmica contará com a participação de mestrandos e doutorandos dos programas de pós-graduação da UFPR nas áreas de Ciência Política, Políticas Públicas e Direito e Gestão Urbana da PUC-PR. Os trabalhos que serão apresentados terão como foco os seguintes temas: Poder Legislativo (processo legislativo, perfil dos eleitos, comportamento parlamentar, relação executivo-legislativo); Sistema Eleitoral (eleições, legislação eleitoral, campanhas); Sistema Partidário; Políticas públicas; Gestão pública; Elites Políticas; novos modelos, formatos e plataformas de comunicação (mídias digitais, redes sociais); Comportamento político, e novas formas de participação política e cidadã. A seleção dos trabalhos será por conta das coordenações dos programas.

As pesquisas serão apresentadas nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e a programação com horários e temas serão divulgadas após definição dos selecionados.

Abertura

Uma mesa de debates sobre o desempenho das Casas Legislativas durante a pandemia de Covid-19 abrirá o evento no dia 29 de setembro, a partir das 18h30 com preleção do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, 1º Secretário da Alep, e da doutora em Ciência Política Isabele Mitozo. Ela é autora do artigo “A utilização de sistemas deliberativos remotos pelas Assembleias Legislativas brasileiras durante a pandemia de covid-19: características e prospectos”, que ilustrou páginas da a Revista do Legislativo Paranaense.

A mesa debaterá as inovações tecnológicas e regimentais instituídas pelas Casas Legislativas para continuar os trabalhos frente à Pandemia de Covid-19. Neste aspecto, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná é uma das pioneiras no País ao implantar o sistema de deliberação remoto, que possibilitou a continuidade dos trabalhos legislativos pelos deputados mesmo durante o período de pandemia. A Alep também se destacou ao ter mais de 150 projetos sobre o tema apresentados por deputados desde o ano passado e, mais recentemente, com a implantação de um sistema totalmente informatizado para o trâmite dos trabalhos legislativos.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação