Notícia

Informatização da Assembleia Legislativa gera economia e agiliza trabalho dos deputados

28/02/2019 13:31 17/04/2024 19:17 Por Vanderson LLuiz
Em um mundo cada vez mais digital, de informação em tempo real, a tecnologia faz toda a diferença. E na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) não poderia ser diferente.  O trabalho da diretoria de Tecnologia de Informática da Casa tornou os trabalhos da administração e de gabinetes mais ágeis e proporcionou uma economia financeira significativa.

O tema foi abordado nesta quinta-feira (28), no encerramento do 1º Curso de Gestão Parlamentar organizado pela Escola do Legislativo, pela servidora Millena Renner. Também participaram do módulo, para falar sobre o eProtocolo – sistema informatizado do Governo do Estado – Léia Rachel Castellar, da Casa Civil, e Talita Arantes, da Secretaria de Estado Administração e da Previdência (Seap).

A Assembleia Legislativa dispõe hoje de um sistema interno, o Infolep, por onde tramitam todos os documentos oficiais e processos administrativos. Além de reduzir a circulação de papéis, a medida gera uma grande economia aos cofres públicos. “Com a adoção de documentos eletrônicos, conseguimos uma economia de quase R$ 150 mil por ano em papel e tinta de impressora. E com o aprimoramento constante do nosso sistema acredito que poderemos trazer resultados ainda melhores, atendendo à determinação do presidente, deputado Ademar Traiano (PSDB), de transparência, economia e agilidade nos trabalhos da Assembleia”, pontuou o diretor de Assistência ao Plenário (DAP), Juarez Villela Filho.

Sobre o curso, Milena destacou que “foi muito importante a iniciativa da Escola do Legislativo, principalmente para os novos servidores, que neste primeiro momento ainda não estão familiarizados todos os sistemas da Casa. E no curso nós pudemos abordar os pontos de dúvidas, para que possamos ser mais assertivos no processo e dar agilidade aos trabalhos dos gabinetes no dia-a-dia”.

O sistema de informatização da Casa também contempla o atendimento às pessoas que queiram informações ou acompanhar o trâmite de projetos. Tudo pode ser feito sem sair de casa, acessando o Portal de Atendimento ao Cidadão, disponível no site da Alep (www.alep.pr.gov.br/atendimento_ao_cidadao).

Integração  O Governo do Estado também marcou presença na Escola do Legislativo e ficou a cargo da servidora Léia Rachel Castellar as explicações sobre o funcionamento do eProtocolo. (www.eprotocolo.pr.gov.br). “O sistema veio para acompanhar os processos na tramitação e gestão no âmbito do Poder Executivo, porém precisamos integrar os demais Poderes e os cidadãos, para que possamos trabalhar de forma uniforme dentro do sistema, evitando desperdícios de papel, de tintas, e aproveitando todos os benefícios que a tecnologia nos traz”.

Esta integração já está ocorrendo, com aprimoramento diário, segundo Talita Arantes, da Seap. “Hoje os gabinetes parlamentares já têm disponível na Casa Civil um cadastro e podem encaminhar seus ofícios diretamente às secretarias, assim como os municípios também podem enviar seus malotes com documentos digitalizados para o governo, evitando desperdício de tempo e de dinheiro”. Qualquer pessoa também tem acesso ao eProtocolo para acompanhar o andamento de processos ou pedido de informações.

Certificados – Durante o último módulo do curso de Gestão Parlamentar da Escola do Legislativo, as coordenadoras Pedagógica, Roberta Picussa, e Administrativa, Francis Fontoura, entregaram certificados aos palestrantes dos seis módulos realizados durante o mês de fevereiro e falaram sobre os projetos da escola. “Nós queremos, cada vez mais, aproximação com a comunidade, levando conhecimento por meio de cursos e palestras e teremos uma extensa programação ao longo do ano, inclusive no interior do Estado”, destacou Roberta. “A Escola está à disposição à população porque nosso objetivo não é apenas o aprimoramento interno, mas a abertura da Assembleia Legislativa para todos, inclusive com sugestões de eventos”, completou Francis.

Os participantes do Curso de Gestão Parlamentar podem solicitar o seu certificado diretamente no site da Escola do Legislativo no link www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação