Notícia

Médico destaca que uma vida longa e feliz depende de cuidados permanentes com o corpo, a mente e a alma

18/04/2017 15:21 24/04/2024 06:01 Por Kharina Guimarães
Escola do Legislativo promove palestra sobre

Escola do Legislativo promove palestra sobre "Longevidade e Felicidade" com o médico Ismael Lago. / Foto: Pedro de Oliveira

Uma vida longa e feliz está entre os desejos comuns da maioria da população. No entanto, um futuro com qualidade de vida depende muito de ações tomadas no presente. Esse foi um dos ensinamentos apresentados pelo médico Ismael Lago na palestra “Longevidade e Felicidade”, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta terça-feira (18). O encontro foi promovido pela Escola do Legislativo e reuniu dezenas de interessados em ouvir dicas e orientações para melhores cuidados com o corpo e a mente.

Segundo a coordenadora da Escola do Legislativo, Francis Fontoura Karam, a proposição de um tema diferente e normalmente estranho à rotina do Legislativo é mais uma forma de ampliar a participação popular nesses eventos. “A Escola do Legislativo nasceu com a intenção de aproximar a Assembleia Legislativa dos cidadãos. Nós não podemos ficar restritos a temas que sejam inerentes apenas aos servidores da Casa, ou que sejam muito ou exclusivamente técnicos. Nada melhor, então, do que falar sobre felicidade e longevidade. Dessa forma podemos diversificar e ampliar os assuntos, para que as pessoas da comunidade tenham a oportunidade de acompanhar os nossos eventos”.

Para o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, a saúde e o bem-estar dos servidores refletem no trabalho e podem resultar em uma maior produtividade. “A Escola do Legislativo qualifica os nossos profissionais, mas não podemos exigir produtividade de uma pessoa se ela não está em boas condições de saúde. Se ela não está bem, como vai exercer bem a sua função? Por isso a importância de trazermos uma palestra com um tema como esse”.

Um dos fiéis seguidores dos ensinamentos do médico Ismael Lago é o deputado Jonas Guimarães (PSB), 2º secretário da Assembleia Legislativa, que depois de passar por uma cirurgia cardíaca, aos 39 anos de idade, mudou o estilo de vida. “É um dia muito especial e um grande prazer ter a oportunidade de assistir a essa palestra e poder proporcionar essa oportunidade a tantas pessoas. O meu coração, com certeza, está muito melhor hoje do que na juventude”.

Acostumada a acompanhar os eventos técnicos e jurídicos da Escola do Legislativo da Alep, Jaqueline Kowalski, procuradora jurídica da Câmara Municipal de Curitiba, não perdeu a oportunidade de ouvir os conselhos para um amadurecimento saudável e feliz. “Envelhecer feliz é muito importante, tanto para minha prevenção como para minha mãe, que eu quero que tenha uma velhice com saúde até o fim da vida. O doutor Ismael é uma referência nesse assunto. A gente precisa passar para as pessoas que precisamos envelhecer com saúde e com qualidade de vida”, ressalta ela, que veio acompanhada da mãe, com 79 anos de idade.

Orientações – Clínico geral com especialização no tratamento da obesidade, Ismael Lago acredita que longevidade e felicidade são conceitos que precisam caminhar juntos ao longo da vida, para que se possa garantir uma velhice saudável, ativa e com ‘razão de viver’. “Eu só entendo a longevidade se houver, junto com a longevidade, a alegria de viver. É preciso que a gente continue vivendo na longevidade, porque muitas pessoas apenas existem no sofrimento. Elas não vivem, elas sofrem. E o ser humano tem que cuidar desde a sua juventude para poder chegar aos 80, aos 90 anos, com alegria de viver e com energia”.

Para isso, o médico defende três pilares básicos formados por “corpo saudável, uma psique estável e uma consciência em paz”. Entre os vilões para o corpo estão fatores como a hereditariedade, a idade, a obesidade, o sedentarismo e as doenças relacionadas ao aumento de gordura no organismo. A assistência médica adequada e o meio ambiente saudável colaboram com a redução dos fatores de risco. No entanto, a melhora significativa acontece mesmo com a mudança no estilo de vida, incluindo-se na rotina diária a alimentação adequada e a atividade física regular.

Outro grande vilão dos dias atuais, o estresse deve ser combatido com momentos regulares de lazer, a prática de atividades fora da rotina e boas noites de sono. E, como frisou o palestrante, cultivar o amor e as amizades e desenvolver a espiritualidade fazem bem não apenas para corpo, mas também para a alma.