Notícia

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi tema de curso na Assembleia Legislativa

04/12/2015 17:20 16/04/2024 16:08 Por Eduardo Santana
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entra em vigor a partir de janeiro de 2016, foi o tema central do curso oferecido pela Escola do Legislativo na manhã desta sexta-feira (4), no Plenarinho daAssembleia Legislativa. O curso foi ministrado pelo professor Marlus Geronasso, mestre em Educação pela UFPR e coordenador do Projeto Eureka. Durante pouco mais de duas horas o professor falou sobre a história da Língua Portuguesa em terras brasileiras e apresentou as regras básicas do novo acordo; argumentos a favor das mudanças; as transformações da língua; mudanças no alfabeto; uso e eliminação do trema; mudanças nas regras de acentuação; uso do hífen; uso do “h”; entre outras transformações.

“O Novo Acordo Ortográfico é importante porque fundamentalmente faz as pessoas discutirem a Língua Portuguesa. O Novo Acordo traz uma série de orientações, regras e normas que precisam ser vistas à luz dos dicionários. As pessoas precisam olhar a língua em 2016 e verificar que ela tem algumas normas que precisam ser vistas, porque também trazem a identidade da nossa própria cultura”, ressaltou o professor.

Para do diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, a quem a Escola do Legislativo está subordinada, a palestra foi de extrema importância para os servidores da Casa, que tratam diariamente com os processos legislativos. “Nós aqui da Assembleia, que trabalhamos o tempo inteiro com pareceres, textos, atas, notas taquigráficas, precisamos conhecer muito bem a Língua Portuguesa”, disse. “Foi muito gratificante trazer um curso mais abrangente e aberto a todos os profissionais da Assembleia. O Novo Acordo Ortográfico será de observância necessária em todas as áreas e todos precisarão conhecer as mudanças impostas pelas novas regras”, disse a assessora jurídica Francis Fontoura Karam, coordenadora da Escola do Legislativo.

Reciclagem – Para o assessor de imprensa da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Eloir José Sbalqueiro, a iniciativa da Escola do Legislativo promove importante reciclagem para profissionais das áreas jurídicas e da comunicação. “A Língua Portuguesa, quer você queria ou não, por mais que você não seja um profissional da palavra, está presente no nosso dia a dia, na forma como falamos ou escrevemos. Então toda a oportunidade que você tem para reciclar, para aprender e evoluir, é sempre muito positiva”, afirmou.

O Novo Acordo – Desde 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da Comunidade de países de Língua Portuguesa (CLP) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2015. Em janeiro de 2016 o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passa a ser obrigatório. Por obrigatório entende-se que a escrita formal que não utilizar as regras propostas na reforma será considerada "incorreta".


Faça o download da apresentação da aula do professor Marlus Geronasso:
- Clique para baixar o arquivo 1
- Clique para baixar o arquivo 2
- Clique para baixar o arquivo 3

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação