Notícia

Palestra e debates ampliam visão de espectadores sobre a administração pública

27/03/2018 14:00 20/11/2019 21:51 Por Trajano Budola
Mylena Motta Dawidowicz, estudante de Direito. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Mylena Motta Dawidowicz, estudante de Direito. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

A palestra sobre “Ética Pública” ministrada pelo controlador geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura, na manhã desta terça-feira (27), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), contou com a participação de servidores de diferentes órgãos públicos e de estudantes que buscam qualificação profissional e aprimoramento acadêmico. Uma promoção da Escola do Legislativo, o evento foi mais uma etapa da política iniciada pela Mesa Executiva da Alep, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), com o objetivo de oferecer cada vez melhores serviços públicos à comunidade.

A abertura das portas do Legislativo à população foi notada e realçada pelo público interessado em saber como funciona a Controladoria Geral do Estado e qual o seu papel. Aspectos das relações com as secretarias de Estado e os cuidados com a coisa pública foram destaque na exposição feita pelo controlador geral, mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Uma das espectadoras foi a estudante universitária de Direito, Mylena Motta Dawidowicz. Ela participou da edição de 2017 do projeto Parlamento Universitário, desenvolvido pela Alep, como deputada representante da Unibrasil. Para ela, a abertura promovida pela Escola do Legislativo para a discussão de assuntos relevantes, sociais e políticos, é muito importante. “As palestras são muito interessantes porque abordam pontos com os quais normalmente temos pouco contato, o que amplia muito nossa visão sobre eles. Eu já havia participado de uma palestra na Assembleia que tratou de lobby e advocacy, este último, um tema inteiramente novo para mim”, afirmou.

Parte do público da palestra de Carlos Eduardo de Moura foi composta por membros da Controladoria Geral do Estado. De acordo com o diretor geral do órgão, Gerson Luiz Ferreira Filho, as palestras promovidas pela Escola do Legislativo auxiliam no crescimento profissional dos servidores. “É muito importante que os funcionários públicos e a população em geral tenham conhecimento mais amplo das diferentes atividades desenvolvidas no serviço público. Este evento deu à Controladoria Geral do Estado uma oportunidade de mostrar o que o órgão faz e o quanto a ética é fundamental para seu funcionamento”, explicou.

Para o estudante de Direito do Centro Universitário Opet, Alisson Guilherme Gonçalves, as informações transmitidas pelo controlador geral, Carlos Eduardo de Moura, mudam sua visão do Estado. “Tenho muita vontade de participar mais da vida política do Paraná e do Brasil. O palestrante definiu bem o que é a administração pública, como a ética se aplica a ela e como a Controladoria trabalha com ela. Isso facilita muito a visão de como funciona a administração de um governo”, afirmou. “Sem este tipo de palestra é muito difícil alcançar todas essas informações. Não é fácil conversar com representantes do Estado de forma tão específica, sem iniciativas como esta promovida pela Escola do Legislativo”, finalizou.

Gerson Luiz Ferreira Filho, diretor geral da Controladoria Geral do Estado.  / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Gerson Luiz Ferreira Filho, diretor geral da Controladoria Geral do Estado. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Alisson Guilherme Gonçalves, estudante de Direito. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Alisson Guilherme Gonçalves, estudante de Direito. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação