Parlamento Universitário 2019 tem recorde de inscritos

27/05/2019 09:31 24/04/2024 05:57 Por Vanderson Luiz
A edição 2019 do Parlamento Universitário (PU) começou com tudo. Com as inscrições encerradas na última sexta-feira (24), um total de 1.419 acadêmicos, representando 12 instituições de ensino superior, se inscreveu no programa, estabelecendo uma nova marca. Até então, o número recorde era o de 2017, com 1.304 inscritos, ano em que o Parlamento Universitário ganhou o 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), eleito por unanimidade como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo.

“Não ficamos surpresos com a quantidade de inscritos porque houve uma mobilização muito grande das instituições de ensino superior. Mas ficamos extremamente felizes em ver o reconhecimento e a importância do Parlamento Universitário, do interesse dos jovens em participar da política. Quero agradecer a todos que se inscreveram, aos coordenadores das instituições, que nos deram essa quantidade expressiva de inscritos”, ressaltou o diretor Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Dylliardi Alessi.

Estarão representadas no PU 2019 as seguintes instituições: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Unicuritiba, Unibrasil, Uninter, Opet, Faculdades Integradas Santa Cruz, Positivo e Estácio.

O projeto - O Parlamento é um projeto de ensino, pesquisa e formação política desenvolvido pela Escola do Legislativo e propõe aos participantes simular todas as atividades de um deputado estadual. A edição deste ano acontece entre os dias 18 a 26 de julho. “Os 54 selecionados serão deputados durante o período. Eles irão eleger uma Mesa Executiva, escolher os integrantes das comissões temáticas, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça, apresentarão e analisarão projetos e depois irão votar essas proposições”, detalhou Dylliardi.

Treinamento - Os 1.419 acadêmicos inscritos estão convocados para o treinamento programado para o dia 04 de junho, a partir das 18h30, no Plenário da Assembleia Legislativa. A presença no evento será usada como critério para definir o número de vagas para cada instituição de ensino superior participante. “Os acadêmicos da capital que não comparecerem ao treinamento programado para o dia 4 de junho estarão automaticamente eliminados do processo de seleção, conforme está no regulamento do PU”, reforçou o diretor Legislativo da Alep.

Os alunos da Unioeste, da UEL e da UEPG, que representarão o interior do Estado pela primeira vez, terão treinamento em suas cidades ministrado pela Assembleia Legislativa, iniciando por Cascavel na próxima sexta-feira (31). “No interior estaremos realizando o treinamento, devido à logística, mas a presença no dia também servirá como critério para seleção do número de alunos que virão a Curitiba para simulação no mês de julho”.

No site da Escola do Legislativo, www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo/parlamento-universitario, estão disponíveis o regulamento e a relação dos coordenadores de cada instituição de ensino superior, que ficarão responsáveis orientar os acadêmicos dos prazos e próximas etapas do PU 2019.