Notícia

Parlamento Universitário é instalado na Assembleia Legislativa do Paraná

30/10/2017 13:47 18/04/2024 23:22 Por Sandra C. Pacheco
Com a presença de grande número de estudantes, professores, deputados e representantes de entidades foi oficialmente aberto na manhã desta segunda-feira (30), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a segunda edição do Parlamento Universitário, projeto de ensino, pesquisa e formação política baseado na simulação das atividades parlamentares e oferecido pela Escola do Legislativo da Casa. À abertura seguiu-se a proclamação, a posse e o termo de compromisso de cada um dos 54 estudantes que comporão o Parlamento até o dia 10 de novembro próximo, data em que o evento será encerrado com a entrega de certificados aos participantes.

A Mesa de Honra dos trabalhos foi integrada pelo diretor Legislativo da Alep e diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi; pelo deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD); pelo vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Roberto Lamari, neste ato representando o presidente da entidade, Florian Coutinho Madruga; pelo procurador-geral da Assembleia, Luiz Fernando Feltran; pelo diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Lorena Villela Filho; e pela diretora de Comunicação, jornalista Kátia Chagas.

Educação para a cidadania – Na saudação aos participantes do evento, Dylliardi Alessi evocou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), como o grande idealizador do programa; referiu-se à inscrição de 1.300 estudantes da UniCuritiba, Unibrasil, Uninter, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR), FAE, Opet e da Universidade Positivo, destacando a importância da participação dos jovens na politica e da novidade, este ano, de acadêmicos de Jornalismo estarem cobrindo as atividades, tal como ocorre com o Comitê de Imprensa que tradicionalmente atua na Casa.

“A Assembleia tem escancarado as portas para que vocês, jovens, compreendam bem o funcionamento do Poder Legislativo e possam estar preparados para cobrar de seus representantes”, observou Alessi. Roberto Lamari, da Abel, elogiou o pioneirismo da Assembleia paranaense na criação do Parlamento Universitário e disse que vai levar o projeto para ser implantado na Assembleia paulista. A seu ver, a escola paranaense vai além da qualificação de seus servidores, finalidade precípua das Escolas do Legislativo, estendendo-a à educação para a cidadania e permitindo que a sociedade conheça a importância do trabalho que é efetivamente desenvolvido pela Casa. “Com isso se fortalecem os ideais da democracia, da representatividade, do conhecimento e da cidadania”, declarou. O deputado Recalcatti declarou que o programa atrai os jovens para o Parlamento, ajudando-os a se aculturar e preparar seu futuro: “É importante que neste momento, em que tanto se critica o Legislativo, seja possível conhecê-lo, entender o seu papel fundamental para a democracia e defendê-lo”, frisou.

Coube ao deputado fazer a proclamação dos 54 deputados eleitos e seus partidos (as universidades onde estão matriculados), e Alessi conduziu o rito da posse em conformidade com o Regimento do programa, chamando os alunos para prestarem o compromisso de bem representar o Estado nesta sessão única da 2ª Legislatura do Parlamento Universitário. Ele encerrou a sessão convocando para a 2ª sessão preparatória na quarta-feira (1º), às 9 horas, para eleição da Mesa e eleição indireta do governador. Para as 14 horas está prevista a instalação da Comissão de Constituição e Justiça, no Auditório Legislativo da Casa.

Os trabalhos serão retomados após o recesso parlamentar do feriado de Finados, na segunda-feira (6), com reunião da CCJ às 9 horas no Auditório Legislativo, rodada de conversas com deputados e a opção de acompanhar a sessão ordinária à partir das 14h30. As atividades prosseguem na terça-feira (7), com reuniões da CCJ e das comissões temáticas pela manhã, conversa com deputados e à tarde, a opção de acompanhar a reunião da CCJ e da sessão ordinária da Alep.

As comissões do Parlamento Universitário voltam a se reunir na quarta-feira (8) pela manhã. Na quinta-feira (9) acontece a 1ª sessão ordinária, às 9 horas, no Plenário, e às 13h30 a 2ª sessão ordinária. Nova reunião da CCJ está marcada para as 17 horas. Na sexta-feira (10) acontecem a 3ª sessão ordinária, às 9 horas, e a 4ª sessão ordinária, às 13h30, sempre no Plenário. O encerramento está previsto para as 18 horas.

Segunda edição – Esta é a segunda edição do projeto Parlamento Universitário, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná. No ano passado, entre os dias 25 e 29 de julho, 54 estudantes de diferentes períodos do curso de Direito da UFPR puderam viver o cotidiano dos deputados estaduais. Selecionados pela instituição de ensino, elaboraram projetos de lei, de resolução e propostas de emenda à Constituição (PECs), que foram depois examinadas, discutidas e votadas por eles durante a simulação.

O grupo participou de sessões preparatórias, organizou-se em partidos, bancadas e blocos parlamentares, sempre respeitando a proporcionalidade das siglas já representadas na Casa de Leis. Discursaram sobre temas de relevância para o Estado e em defesa das proposições em tramitação, conforme as regras estabelecidas pela organização do projeto, cuja prioridade é estimular o amplo debate de ideias e evitar o puro e simples proselitismo.

Com a experiência, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a Assembleia e seu funcionamento, vivenciando o cotidiano muitas vezes frenético do Legislativo e compreendendo melhor como é o dia a dia do deputado, que vai além do comparecimento às sessões e da votação de matérias. Envolve preparação, conhecimento dos temas e cenários e muito trabalho. Foi o sucesso da primeira edição que levou a Escola do Legislativo da Assembleia a ampliar o projeto, abrindo-o a participação de outras instituições universitárias e outros cursos, além de Direito.

 

Estudantes que tomaram posse no “Parlamento Universitário 2017”

 

  1. Alan Teixeira (Unicuritiba)
  2. Aline Hartmann (Unibrasil)
  3. Ana Goes (Unicuritiba)
  4. Augusto Moro (Opet)
  5. Barbara Dal Pont (Unicuritiba)
  6. Camila Jezzini (Unicuritiba)
  7. Carlos Sviontek (UFPR)
  8. Carolina Alborghetti (Positivo)
  9. Carolina Guilgen (FAE)
  10. Débora Castro (Unibrasil)
  11. Deivison Santos (UFPR)
  12. Deizy Morás (FAE)
  13. Eduardo Borin (Unibrasil)
  14. Gabriel Marcondes (Uninter)
  15. Gabriel Soldi (Unicuritiba)
  16. Gabriela Lolia (Unicuritiba)
  17. Geovane Silveira (Unibrasil)
  18. Guilherme Lamy (UFPR)
  19. Homero Gomes (FAE)
  20. Humberto Pacheco (Uninter)
  21. Isabela Casagrande (PUC)
  22. Jackeline Teixeira (UFPR)
  23. Janaina Borges (Positivo)
  24. João Pedro (Opet)
  25. João Siqueira (Unicuritiba)
  26. Jocimara Baumgardt (Unibrasil)
  27. Julia Helena (Unibrasil)
  28. Karoline Gonçalves (Opet)
  29. Keiko Sato (PUC)
  30. Kim Fortes (Unicuritiba)
  31. Larissa Anacleto (Unicuritiba)
  32. Leila Lima (Uninter)
  33. Lucas Mano (Unibrasil)
  34. Lucas Vida (Unicuritiba)
  35. Luiz Natividade (UFPR)
  36. Maiane Bittencourt (Uninter)
  37. Miguel Moysa (FAE)
  38. Mylena Dawidowicz (Unibrasil)
  39. Nadine Volpato (Positivo)
  40. Naiarha Almeida (Unibrasil)
  41. Nicolas Castro (PUC)
  42. Otavio Augusto (Unicuritiba)
  43. Paulo Cabral (Opet)
  44. Paulo Moreira (Unicuritiba)
  45. Renata Rosas (Positivo)
  46. Ricardo Miranda (PUC)
  47. Roberta Alves (Unicuritiba)
  48. Rodrigo Scheffer (PUC)
  49. Sidgley Oliveira (FAE)
  50. Tarcísio Lemos (Unicuritiba)
  51. Thaís Knap (Unicuritiba)
  52. Victor Bosa (Unicuritiba)
  53. Vinicius Silva (Unibrasil)
  54. Walter Boza (Unicuritiba)



Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação