Notícia

Projeto aproxima acadêmicos de Direito do Legislativo e do Judiciário

06/05/2019 16:35 23/04/2024 16:32 Por Vanderson Luiz
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), deputado Ademar Traiano (PSDB) e o primeiro-secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), assinarão nesta terça-feira (7), às 10 horas, um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) voltado para alunos do curso de Direito de todo o estado. O ato será realizado na Sala da Presidência, com presença do desembargador José Laurindo de Souza Netto, 2º vice-presidente do TJ-PR e do juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Anderson Ricardo Fogaça, que também assinarão o documento.

“Para a Assembleia é prioridade abrir as portas do Legislativo para a população, para que o cidadão conheça melhor como a Casa funciona, entenda sua função e para que participem das nossas atividades. Vemos com satisfação que o Tribunal de Justiça busca o mesmo objetivo. Nós estaremos juntos, por meio da Escola do Legislativo, permitindo aos alunos de Direito de todo o Estado, especialmente do interior, essa aproximação, levando conhecimento das duas instituições”, disse Traiano.

O projeto “Rolê Cívico Paranaense” pretende aproximar Assembleia e Tribunal dos alunos de Direito, levando conhecimento do funcionamento das duas instituições, especialmente para o Interior do Estado. “Nós queremos facilitar o acesso dos alunos de Direito, especialmente os do interior, para que conheçam melhor o funcionamento tanto da Assembleia quanto do Tribunal de Justiça. Vamos trazer eles para que conheçam de perto o funcionamento das duas casas, que acompanhem sessões plenárias e tenham cursos ou palestras. Queremos que esses alunos nos insiram no seu roteiro, que passem a se interessar mais pelo trabalho e funcionamento das duas instituições”, afirmou o diretor Legislativo da Alep e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.

Curso – O projeto consiste em duas etapas. Na primeira delas, as instituições de ensino superior que quiseram fazer parte do projeto, receberão material de apoio tanto do Tribunal de Justiça quanto da Assembleia Legislativa do Paraná para ser trabalhado em sala de aula. Os vídeos contarão a história da Alep e do TJ-PR e mostrarão o funcionamento e as particularidades de cada Poder. O segundo passo é conhecer na prática como tudo funciona. Os alunos viajam até Curitiba e participam de tour guiado pelo Tribunal de Justiça, participando de uma sessão. Depois farão o mesmo na Assembleia Legislativa. “Nós faremos um breve curso sobre Processo Legislativo e do funcionamento da Alep e eles poderão conhecer de perto a Casa e até acompanhar uma sessão plenária”, concluiu Dylliardi.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação