Notícia

Projeto Parlamento Universitário é oficialmente instalado na Assembleia Legislativa

25/07/2016 18:13 24/04/2024 06:00 Por Kharina Guimarães
Os deputados universitários assumiram as funções na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (25). O Projeto Parlamento Universitário começou com uma sessão preparatória de posse comandada pelo presidente da Casa de Leis, deputado Ademar Traiano (PSBD), com o auxílio do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) e da deputada Maria Victoria (PP). A iniciativa é uma parceria da Escola do Legislativo da Assembleia e do Partido Democrático Universitário (PDU), da Universidade Federal do Paraná.

A simulação das atividades parlamentares estimula o exercício da cidadania, aproxima os jovens do Poder Legislativo e complementa a formação dos universitários. “Esse projeto está dentro do espírito que nós, quando assumimos a Mesa Executiva, tínhamos como proposta: deixar a Casa aberta para aproximar os nossos jovens do Poder Legislativo. É importante a vinda desses jovens aqui, porque eles passam a viver uma experiência que não poderiam ter nas salas de aula ou em qualquer outro local”, ressalta Traiano.

Segundo Traiano, a oportunidade de vivenciar a rotina de um deputado estadual vai proporcionar a esses 54 jovens uma nova visão da política brasileira. “Nós queremos oportunizar aos nossos jovens um momento diferente, para que eles possam enfim despertar para um novo sentido da vida política brasileira”.

Participam do Parlamento Universitário acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná. Dos 54 selecionados para o projeto, 50 tomaram posse nesta segunda-feira e prometeram cumprir o Regimento da Alep. Toda a solenidade aconteceu da mesma forma como é realizada a posse dos deputados estaduais eleitos pelo povo, e assim será todo procedimento adotado pelo Parlamento Universitário. “A simulação é completa. Os 54 deputados universitários farão o trabalho dos 54 deputados estaduais, desde a proposição até a efetivação e publicação de uma lei. Nós queremos aproximar os estudantes da Assembleia Legislativa para que participem efetivamente da política e despertem esse interesse político para, quem sabe, recebê-los aqui, um dia, como deputados estaduais eleitos”, destaca Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia.

O pioneirismo da Assembleia no trabalho com a comunidade, principalmente na formação dos jovens, foi destacado pelo presidente do Tribunal de Contas do Paraná, conselheiro Ivan Bonilha, que teve a oportunidade de participar de um Legislativo Simulado, quando estudante. “O primeiro Parlamento Universitário foi na minha época de faculdade. Eu estava no primeiro do ano da faculdade de Direito em 1985. Além de ser interessantíssimo, nós nos divertimos muito como deputados, e foi um ensinamento e uma experiência tão exitosa que voltou a ser feita em 1986. A tramitação de um projeto é igualmente importante a qualquer outro processo. Eu fiz questão de vir aqui ver a continuação e a implementação desse projeto, agora com mais recursos, apoio e estrutura”.

Durante os cinco dias de atuação legislativa, os deputados universitários terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre processo legislativo e a criação de leis. “A gente busca suprir uma falta na formação dos estudantes de Direito que verificamos há muito tempo, que é estudar e compreender o processo de formação das leis e demais atos normativos que vêm do Poder Legislativo. Você tem hoje nas faculdades matérias sobre o processo judiciário, sobre processo administrativo, mas praticamente não se trata do objeto de estudo dos estudantes que é a lei, e como ela é formada. Essa é a importância do projeto, entender os processos normativos, burocráticos e também o processo político que se passa para construção das leis” reforça Henrique do Vale, secretário do PDU e um dos coordenadores do projeto.

Também estiveram presentes na sessão preparatória de posse do Parlamento Universitário o deputado Elio Rusch (DEM); Evandro Razzoto, coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Luiz Henrique Braga Madalena, diretor da Academia Brasileira de Direito Constitucional; e Edson Lau Filho, assessor especial de Políticas Públicas para a Juventude, do Governo do Estado.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação