Notícia

Rolê Civico

07/05/2019 13:40 Por Kharina Guimarães
Os acadêmicos de Direito de todo o Paraná terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento dos Poderes Legislativo e Judiciário no projeto “Rolê Cívico Paranaense”, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Um termo de cooperação entre as instituições para execução do projeto foi assinado nesta terça-feira (07).

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), o “Rolê Cívico Paranaense” vai permitir que os jovens de todo o estado conheçam melhor a atuação dos Poderes e possam colaborar com a formação de um novo conceito sobre as instituições públicas. “O grau de conhecimento, muitas vezes, dos novos universitários em relação ao dia a dia dos Poderes é muito limitado e muito pequeno. Nada melhor do que estar aqui presente, convivendo, conhecendo a sistemática e toda a estrutura para poderem ter a noção do tamanho do que é um Poder e, a partir daí, terem condições também de defender os Poderes, porque nós temos muitas dificuldades de mostrar à opinião pública aquilo que acontece dentro do Poder Legislativo e do Poder Judiciário”.

Cidadania – Para o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, o objetivo das ações de cidadania é preparar os jovens para que possam participar de forma ativa nas decisões sobre o futuro da sociedade. “A Assembleia tem como meta ter uma interação maior com a sociedade paranaense, mas nós queremos qualificar esse debate. Além da sociedade civil organizada, creio eu que o maior destinatário daquilo que nós temos que buscar é construir uma relação com os jovens desse Paraná, porque o jovem é o nosso futuro e quem de fato tem as condições de poder contribuir de forma decisiva com o nosso futuro”.

O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Laurindo de Souza Netto, afirma que parcerias como esta, em projetos de cidadania, reforçam o compromisso das instituições de servir a população paranaense. “O propósito desse projeto é estabelecer uma nova relação do cidadão com o poder público, porque, através do conhecimento, ele vai perceber o caráter de serviço público trazido pelo Poder, não só pelo Judiciário, mas também pelo Poder Legislativo. Essa nova dimensão da compreensão do poder público, compreensão essa de serviço público, desmitificando aquela falta compreensão de alguns com relação ao exercício do poder”.

Rolê Cívico  O projeto é dividido em duas etapas. Na primeira, as instituições de ensino superior que aderirem à proposta receberão material de apoio da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça para que temas como a história das instituições, o funcionamento e as particularidades de cada Poder sejam trabalhados em sala de aula. Em um segundo momento, os alunos que vierem a Curitiba participam de um tour guiado pelas sedes dos Poderes, de sessões de julgamento no TJ, de sessões plenárias na Assembleia e de um curso sobre Processo Legislativo.

“Nós queremos facilitar o acesso dos alunos de Direito, especialmente os do interior, para que conheçam melhor o funcionamento tanto da Assembleia quanto do Tribunal de Justiça. Vamos trazer eles para que conheçam de perto o funcionamento das duas casas, que acompanhem sessões plenárias e tenham cursos ou palestras. Queremos que esses alunos nos insiram no seu roteiro, que passem a se interessar mais pelo trabalho e funcionamento das duas instituições”, afirmou o diretor Legislativo da Alep e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.

 

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação