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Sessões plenárias com intensos debates marcam o último dia do Projeto Parlamento Universitário

29/07/2016 17:23 26/03/2024 23:09 Por Eduardo Santana
Duas sessões plenárias, uma ordinária e outra extraordinária, marcaram o último dia do Projeto Parlamento Universitário, uma iniciativa da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), promovida pela Escola do Legislativo e pelo Partido Democrático Universitário (PDU), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante toda a manhã desta sexta-feira (29) os estudantes debateram e votaram uma pauta composta por 15 itens. Na primeira sessão, os deputados apreciaram 14 projetos de lei e um projeto de resolução, sendo quatro em 3ª discussão, seis em 2ª votação e cinco em 1ª sessão. Já na sessão extraordinária foram votados sete projetos em redação final, três em 3ª discussão e cinco em 2ª votação.

Antes do término das sessões, a Mesa Executiva do Parlamento Universitário informou os resultados das votações ao longo das sessões plenárias desta semana, com um balanço das atividades. No total, os deputados universitários aprovaram sete projetos de lei, três Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e um projeto de resolução. “Foi uma experiência muito proveitosa. Os deputados universitários simularam todo o trabalho legislativo. Uma simulação completa, na qual os estudantes puderam aprender como funciona a Assembleia. Os níveis dos debates também foram muito bons. Nos surpreendeu muito o interesse pelo trabalho do Legislativo estadual e pela política em si, o que para nós é uma grande alegria – pois esse é o objetivo principal do projeto”, avaliou Dylliardi Alessi, diretor Legislativo.

O promotor de Justiça do Ministério Público estadual, Eduardo Cambi, que também é diretor da Escola do Ministério Público do Paraná, participou das sessões plenárias desta sexta-feira, como convidado. Durante seu discurso de saudação aos estudantes, Cambi destacou a participação dos universitários na vida do Legislativo estadual. “Acho muito importante esses estudantes terem vivido essa experiência na Assembleia, exercendo, ainda que de forma simulada, esse papel de parlamentar. Poucos sabem da importância do trabalho de umdeputado estadual. Assim como poucos sabem como funciona o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Judiciário. Por isso este projeto é muito importante para esses jovens”, disse.

Avaliação positiva – O deputado universitário Luzardo Faria (PSB), que foi eleito presidente do Parlamento Universitário, avaliou como ‘muito positiva’ a participação dos estudantes do curso de Direito no projeto. “Ao longo da semana de trabalho notamos que os deputados universitários foram evoluindo, e já nas sessões eles estavam mais confiantes para apresentar seus projetos, emendas, encaminhamentos e tudo mais. Tenho certeza que após essa experiência, muitos desses deputados universitários acabaram pegando um gosto muito grande pela política. Quem sabe no futuro alguns deles possam optar por uma vida pública”, afirmou Faria.

Henrique do Vale, secretário do PDU e um dos coordenadores do projeto no âmbito da UFPR, disse que os participantes do Parlamento Universitário conseguiram ao longo da semana conhecer de perto os processos que envolvem os trabalhos legislativos. “Eles puderam compreender o processo legislativo e a complexidade das articulações políticas que acontecem na Assembleia, sob a luz do Regimento Interno da Casa. Além disso, fomos coroados com discussões políticas da maior complexidade. O evento superou todas as expectativas. Com certeza esses alunos saem desse projeto muito melhores do que entraram”, concluiu.

Reunião final – A equipe da Escola do Legislativo, os diretores da Assembleia Dylliardi Alessi e Juarez Villela Filho, e os deputados universitários ainda fizeram uma reunião final no período da tarde, para avaliação das atividades realizadas pelo Projeto Parlamento Universitário. O encontro contou com a participação do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) que, como presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa e profundo conhecedor do Regimento Interno, sanou as principais dúvidas dos estudantes em relação aos trabalhos legislativos.

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