Versão eletrônica no ar

Revista do Legislativo lança

edição temática nesta terça

Coletânea de artigos aborda Políticas Públicas para as Cidades

Estará no ar a partir desta terça-feira (31), a edição de número cinco da Revista do Legislativo Paranaense e com a novidade de ser a primeira com foco em apena um tema: Políticas Públicas para as Cidades. O periódico é uma publicação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná.

“A Revista do Legislativo Paranaense chega a sua quinta edição, estabelecendo mais um marco a ser comemorado e uma nova demonstração da vitalidade e do acerto dos rumos que trilhamos, a partir de 2015, quando assumi a Presidência da Assembleia. Na ocasião decidi promover uma abertura das portas da Assembleia para uma ampla participação da sociedade paranaense. Abrimos um diálogo permanente com a academia, através da Escola do Legislativo e desta revista que se consolida, cada vez mais, com uma periodicidade já invejável e a inquestionável qualidade de seu conteúdo”, avaliou o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Para organizar o dossiê, a revista contou com a colaboração e a expertise de três docentes: Alexsandro Pereira, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Lucas Mesquita, professor permanente do programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA); e Ramon Blanco, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNILA, e também professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR.

Sobre o conteúdo desta edição, a coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, revelou que “buscamos estudos focados na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas para as cidades, bem como, sobre a  formação de redes internacionais de cidades e a transferência e a difusão de políticas públicas com base nas experiências desenvolvidas pelas cidades da América do Sul”.

Os artigos

Ao todo, foram selecionados cinco artigos para a publicação: “Rede de Mercocidades e governança multinível: difusão e transferência de políticas públicas na gestão municipal ao imigrante”, dos autores Leonardo Mercher, Ludmila Culpi, Glaucia Julião Bernardo Correio. “O plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos de Marechal Cândido Rondon – uma interpretação teleológica”, com autoria de Celito de Bona, Karine Beatriz Rachow e Marlon Gabriel dos Santos; “Gestão democrática das cidades: das regras ao jogo”, estudo realizado por Antonio Rafael Marchezan Ferreira e Fabíola Castelo de Souza Cordovil; “O exercício da fiscalização parlamentar pela Câmara dos Deputados (55ª legislatura): quais temas foram fiscalizados e qual amplitude aplicada (local ou nacional)”, de Ronaldo Quintanilha da Silva; e “Atuação legislativa no processo de discussão da Lei Orçamentária Anual no Município de Foz do Iguaçu no exercício financeiro de 2019”, pesquisa desenvolvida por Youssef Von Burgath.

A íntegra dos artigos e o currículo dos autores podem ser conferidos na versão eletrônica da revista em revista.assembleia.pr.leg.br.