Abertura da II Semana Acadêmica da Escola do Legislativo

Carga Horária: 3 horas

Local: Online

MAIS INFORMAÇÕES

Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná será palco da II Semana Acadêmica da Escola do Legislativo, com apresentação de uma coletânea de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por mestrandos e doutorandos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O evento será online, com transmissão da TV Assembleia e redes sociais da Alep.

O evento é destinado à apresentação de pesquisas produzidas por universidades paranaenses no âmbito da Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo é criar uma oportunidade para a interlocução dos membros do Poder Legislativo Estadual com a comunidade acadêmica

As pesquisas serão apresentadas nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e a programação com horários e temas serão divulgadas após definição dos selecionados e as inscrições são por dia de apresentação.

Abertura

Uma mesa de debates sobre o desempenho das Casas Legislativas durante a pandemia de Covid-19 abrirá o evento no dia 29 de setembro, a partir das 18h30 com preleção do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, 1º Secretário da Alep, e da doutora em Ciência Política Isabele Mitozo. Ela é autora do artigo “A utilização de sistemas deliberativos remotos pelas Assembleias Legislativas brasileiras durante a pandemia de covid-19: características e prospectos”, que ilustrou páginas da a Revista do Legislativo Paranaense.

COMPOSIÇÃO DA MESA

Luiz Claúdio Romanelli é advogado e deputado estadual pelo PSB do Paraná. Nascido na cidade de Londrina, é formado em Direito e em Ciências Sociais, com pós-graduação em Gestão Urbana pela Université de Technologie de Compiègne - França. Está em seu quinto mandato na Assembleia Legislativa do Paraná, onde já foi Líder do Governo por duas ocasiões e onde atualmente é 1º Secretário da Casa. Além dos mandatos no legislativo, foi secretário estadual de Habitação, secretário do Trabalho e Emprego.

Isabele Mitozo: Professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, com Estágio Doutoral na University of Leeds - Reino Unido. Mestra em Comunicação (2013) pela Universidade Federal do Ceará. Realizou pós-doutorado (bolsista CAPES) no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Integra os Grupos de Pesquisa "Comunicação, Política e Sociedade" (COPS/UFMA) e "Comunicação, Política e Tecnologia" (PONTE/UFPR). É pesquisadora associada ao International Parliament Engagement Network (IPEN) e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA). Autora do artigo “A utilização de sistemas deliberativos remotos pelas Assembleias Legislativas brasileiras durante a pandemia de covid-19: características e prospectos”, publicado na Revista do Legislativo Paranaense.

Leonardo Barbosa: Doutor em ciência política pelo IESP-UERJ. É pesquisador sênior do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB), tendo trabalhado no projeto Congresso Remoto.