Alexandre Guimarães propõe Frente Parlamentar Anticorrupção
A Assembleia Legislativa aprovou nessa terça-feira (17) requerimento do deputado Alexandre Guimarães (PSC) para instituir a Frente Parlamentar Anticorrupção. De acordo com o deputado, o principal objetivo é gerar propostas efetivas de penalização para atos corruptos de agentes públicos, políticos e de pessoas jurídicas.
O deputado pretende entregar um documento ao Congresso Nacional com propostas formuladas a partir de estudos e debates com a sociedade civil organizada. “O crime de corrupção precisa ser considerado gravíssimo, de punição certa e efetiva, sem possibilidades de manobras. É isso que vamos propor nesse documento”, afirma. Alexandre Guimarães também defende a alteração do decreto estadual 10.271/2014, que regulamenta a Lei Federal Anticorrupção (12.846/2013). “O decreto não regulamenta corretamente a Lei. A maior parte do texto é uma cópia da Lei Federal. O ato de regulamentar é dizer exatamente de que forma os trabalhos devem ser conduzidos. A Frente vai propor essa regulamentação de forma mais efetiva”, explica.
Pelas APAEs– Conforme requerimento da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), apresentado na segunda-feira (16), também será constituída na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar em Defesa das APAEs no Estado do Paraná. Segundo a proponente, entre os objetivos da Frente estão a promoção do debate sobre as diferentes formas de inclusão social; a realização de audiências públicas nos municípios para ampliar a discussão e ouvir experiências localizadas que auxiliem na elaboração de um amplo relatório estadual sobre a situação e as dificuldades das APAEs; a promoção de palestras com autoridades e especialistas; e o estabelecimento de parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.
Notícias Relacionadas
Deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) enaltece união da fé cristã na 31ª Marcha para Jesus em Curitiba
"A Marcha leva às ruas aquilo que o nosso povo mais precisa: esperança, paz, alegria e fé", afirmou parlamentar.
Leia mais
Deputada Cantora Mara Lima (REP) destaca legado da Marcha para Jesus, que acontece neste sábado (16), em Curitiba
A parlamentar ressaltou ainda que a Marcha para Jesus integra oficialmente o calendário do Estado desde 2011, por força da Lei Estadual 16.929/2011.
Leia mais
Paraná comemora o Dia da Mãe Atípica em 10 de maio
A Lei nº 22.946/2025, das deputadas Maria Victoria (PP), Cloara Pinheiro (PSD) e Cantora Maria Lima (REP), insere a data no calendário oficial do Estado e valoriza o papel das mães que se dedicam ao cuidado de filhos com desenvolvimento atípico.
Leia mais
Maio Laranja alerta para a importância da prevenção e do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes'
No Paraná, a Lei nº 17.493/2013 institui o 18 de maio como Dia Estadual de Combate ao Abuso e à Explo-ração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Leia mais