Aprovado projeto para ampliar divulgação de canais de denúncias contra maus-tratos aos animais
Iniciativa, assinada pelo deputado Luiz Fernando Guerra (União), começou a ser debatida em Plenário nesta terça (15), quando os deputados participaram de duas sessões na Assembleia.
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou uma medida para ampliar a defesa da causa animal. Os deputados votaram um projeto assegurando mais divulgação dos canais de denúncia contra maus-tratos – o SOS Animal – a fim de coibir este tipo de crime.
O item integrou a pauta de votação desta terça-feira (15), quando foram realizadas duas sessões plenárias. Uma do dia e outra antecipada de quarta-feira (16), devido à realização de mais uma edição da Assembleia Itinerante, que levará o legislativo estadual para perto da população de Santo Antônio da Platina, na quinta (17).
A iniciativa 504/2022, do deputado Luiz Fernando Guerra (União), sustenta que a proteção, cuidados e defesa animal ganham cada vez mais relevância no Paraná e no Brasil e que leis semelhantes se multiplicam em outras casas legislativas em todo o país, com o objetivo de reduzir a incidência dessa prática.
A proposta define que clínicas e hospitais veterinários, além de lojas de vendas de produtos para animais (pet shop), devem publicar cartazes informando que maus-tratos a animas configuram crime, bem como os canais de denúncia como 190 ou 181, além do site da Polícia Civil, onde é possível registrar boletins de ocorrência.
A proposta tramita com uma emenda modificativa da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi aprovada em primeira discussão.
Acolhimento
Avançou em segundo e terceiro turnos o projeto de lei 350/2019, que dispõe sobre o acolhimento das mulheres vítimas de violências nas delegacias do Paraná. O texto é assinado pela deputada Luciana Rafagnin (PT) e pelos deputados Goura (PDT) e Arilson Chiorato (PT).
A proposição recebeu um substitutivo geral da CCJ e uma subemenda de Plenário e define que “havendo viabilidade e disponibilidade, as mulheres em situação de violência, ao prestar informações investigativas, deverão ser acolhidas em sala específica ou em ambiente adequado e separado das demais pessoas que estejam em atendimento nas dependências de todas as delegacias de polícia do Estado do Paraná”.
“Sabemos que é um projeto importante que trará mais dignidade às mulheres vítimas de violência, que muitas vezes não denunciam ou se sentem constrangidas. Esse projeto passa a ser uma grande conquista para as mulheres e que ajude a minimizar a violência”, afirmou a deputada Luciana Rafagnin durante a sessão.
Também em dois turnos os deputados aprovaram o projeto de lei 278/2022, que dispõe sobre o incentivo à Economia Circular no estado, cujo objetivo é reduzir o desperdício na eliminação de resíduos da cadeia produtiva e utilizar energias renováveis na produção. O texto é assinado pela deputada Maria Victoria (PP) e avançou na forma de um substitutivo geral da CCJ.
Polícia Científica
O projeto 489/2023, encaminhado pelo Poder Executivo, institui o Código de Ética e Conduta da Polícia Científica do Paraná. A proposta estabelece normatização especifica acerca dos princípios que regem os servidores integrantes da categoria. A iniciativa foi votada em primeiro turno, recebeu emenda e voltou à CCJ.
Sanção
Três proposições foram apreciadas em primeira e segunda discussão e, com requerimento de dispensa de redação final, seguem para sanção ou veto do Executivo, são elas:
O projeto de lei 573/2023, de autoria da deputada Flávia Francischini (União) e dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Tito Barichello (União), institui o Dia do Mototurismo no Paraná, a ser realizado anualmente em 23 de agosto.
Segundo a autora, a iniciativa homenageia o feito de dois paranaenses em 1923. Ricardo Wagner e Afonso Lange percorreram um trajeto de mais de 200 quilômetros pilotando uma Harley-Davidson 16-F e uma Indian Scout. Saindo de Ponta Grossa, passaram por Curitiba e finalizaram o trajeto em Antonina. Entre ida e volta, a viagem durou quatro dias. De acordo com a justificativa da matéria, esta é a primeira grande viagem de motocicleta registrada no Brasil.
O projeto 496/2023, do deputado Fabio Oliveira (Podemos), concede o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná a José Antonio Karan, in memorian. O homenageado se destacou, principalmente, por sua atuação frente ao Grupo Educacional Opet, fundado por ele em 1973, em Curitiba. A instituição comemora 50 anos em 2023, tendo formado, segundo a justificativa, “mais de 240 mil alunos da educação básica à pós-graduação, com investimentos constantes em inovação para o mercado e a sociedade paranaense”.
E, ainda, a proposta 565/2023, do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), que concede o Título de Utilidade Pública ao Instituto União e Vida, de Pontal do Paraná. A entidade tem atuação voltada ao desenvolvimento de atividades desportivas, sociais, culturais e de recreação, atendendo cerca de 130 alunos por semana.
Redação final
Duas iniciativas passaram em redação final e também seguem para o crivo governamental. O projeto de lei 431/2023, do deputado Tiago Amaral (PSD), altera a Lei nº 13.115/2001, que dispõe que o título de Cidadão Honorário ou de Cidadão Benemérito só será concedido à pessoa que tenha prestado relevantes serviços ao Estado do Paraná.
E o 448/2023, assinado pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), concede o Título de Utilidade Pública à Associação Familiar Beneficente a Tribo dos Doze, em Araucária.
Notícias Relacionadas
Projeto propõe coleiras refletivas para cães abandonados como medida de segurança viária no Paraná
"Uma coleira refletiva pode parecer um detalhe, mas pode salvar vidas", diz deputado Marcelo Rangel (PSD), autor da proposta.
Leia maisAssembleia atualiza regras e poda de árvores próximas à rede elétrica passa a ser responsabilidade das concessionárias
Proposta assinada por diversos parlamentares pretende reduzir impasse entre proprietários rurais e distribuidoras de energia. Texto foi um dos sete projetos votados na sessão desta segunda-feira (15).
Leia maisAssembleia aprova redução de 55% nos custos dos exames para emissão da CNH
Projeto do Governo transforma taxas em preço público e foi um dos itens aprovados nas sessões plenárias desta terça-feira (9).
Leia maisAssembleia Legislativa aprova reestruturação de carreiras e remuneração na Adapar
Projeto do Poder Executivo para modernizar o quadro funcional da autarquia segue para sanção após apreciação nas duas sessões plenárias desta segunda-feira (8).
Leia mais