Assembleia aprova projeto que institui diretrizes para inclusão de autistas
Proposta apresentada pelo deputado Requião Filho (MDB) foi motivada a partir do caso de um menino curitibano que não encontrou atendimento inclusivo em aulas de natação, por ser autista.
“Uma vitória importante para a sociedade”, descreveu o deputado Requião Filho (MDB), nesta terça-feira (27), após a aprovação do projeto 583/2020 de sua autoria, em primeira votação, na Assembleia Legislativa do Paraná. O texto foi motivado após uma criança autista de 3 anos esbarrar na falta de um atendimento inclusivo em escola de natação em Curitiba. Os professores haviam sugerido aos pais que o menino deveria se “adaptar” às atividades se quisesse praticar o esporte, mas não ofereceu opção extensiva às necessidades da criança.
Há poucos dias, a mãe que sofreu essa situação junto com seu filho, procurou o deputado para agradecer pelo projeto de lei. A proposta institui diretrizes para inclusão de autistas em atividades culturais e desportivas, e foi aprovada por unanimidade, além de receber pareceres favoráveis da Comissão de Constituição e Justiça, e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência qualquer tipo de discriminação é proibido, mas de acordo com análise aprofundada da legislação, o deputado observou que em seu dispositivo não constava qualquer especificação para a inclusão de autistas em atividades artísticas, culturais, de lazer ou esportivas. Desta forma, criou o projeto visando garantir a efetivação deste direito.
“A participação em atividades artísticas, intelectuais, culturais, esportivas e recreativas pelos autistas é sim um direito a ser assegurado por políticas públicas, em respeito às limitações físicas dos cidadãos”, destacou.
Notícias Relacionadas
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia mais
Projeto de lei propõe Dia Estadual da Saúde Bucal do Bebê e homenageia criador da Bebê Clínica da UEL
Texto foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Tercilio Turini (MDB).
Leia mais
Projeto busca impedir que novos tributos integrem a base de cálculo do ICMS no Paraná
Proposição foi apresentada na Casa pelo deputado Fabio Oliveira (Novo).
Leia maisAssembleia Legislativa instala Frente Parlamentar em Defesa da Psicologia
Coordenada pelo deputado Requião Filho (PDT), frente pretende ampliar acesso ao atendimento psicológico em todo o Paraná.
Leia mais