Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia aprova projeto que proíbe exigência de caução para internação de animais em hospitais veterinários Aprovada em primeira votação, proposta prevê que os infratores ficam sujeitos ao pagamento de multa e devolução em dobro dos valores depositados.

21/02/2018 16h15 | por Eduardo Santana.
Sessão Plenária 21/02/2018

Sessão Plenária 21/02/2018Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão Plenária 21/02/2018

Foi aprovado em primeiro turno de votação, na sessão plenária desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o projeto de lei que proíbe a exigência de caução de qualquer natureza para internação de animais em hospitais ou clínicas veterinárias da rede privada em todo o estado. A matéria, de autoria do deputado Rasca Rodrigues (PV), recebeu 37 votos favoráveis e apenas um voto contrário. Segundo o texto, a proibição da modalidade de cobrança se aplica em casos de emergência e urgência, como atropelamentos, acidentes graves, lesões com risco de morte e outras situações que sejam consideradas emergenciais.

De acordo com o autor do projeto de lei 758/2015, o objetivo da proposição é coibir a prática da exigência de caução de qualquer natureza como condição para a internação de animais em situação de risco. Em caso do descumprimento da norma, segundo a proposta, as clínicas e hospitais veterinários, além do pagamento de multa, deverão devolver o valor depositado em dobro ao depositante.

TV por assinatura – O projeto de lei nº 193/2016, do deputado Hussein Bakri (PSD), que proíbe as operadoras de TV por assinatura de enviar cobranças ou qualquer outro tipo de aviso a seus assinantes por meio de mensagens veiculadas em meio à programação televisiva habitual, foi aprovado em segunda discussão. O texto determina que fica a critério das empresas de TV por assinatura disponibilizarem um canal exclusivo aos assinantes que veicule todas as mensagens e avisos pertinentes à assinatura do serviço.

Rota turística – Os deputados aprovaram em segunda discussão os projetos de lei nº 71/2017, da deputada Maria Victoria (PP), que institui a Rota Turística do Rio Iguaçu no estado do Paraná; e nº 626/2017, do deputado Stephanes Junior (PSB), que denomina de Aragão de Mattos Leão a Rodovia Estadual PR-364, no trecho da BR-277, entre os municípios de Inácio Martins e Guarapuava.

Redação final – Três projetos de lei foram aprovados em redação final na sessão plenária desta quarta-feira. São eles: o projeto de lei nº 186/2017, da deputada Claudia Pereira (PSC), que insere no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná a Festa do Carneiro Recheado, do município de Altamira do Paraná; o projeto de lei nº 198/2017, da deputada Cristina Silvestri (PPS), que institui o Dia Estadual do Imigrante Italiano, a ser comemorado anualmente no dia 21 de fevereiro; e o projeto de lei nº 465/2016, do deputado Claudio Palozi (PSC), que institui a Semana Estadual do Campo Limpo. Os projetos seguem agora para sanção, ou veto, do Poder Executivo.

Emenda – O projeto de lei nº 1/2018, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado Paraná (TJ-PR), que transfere a sede da 65ª seção judiciária da Comarca de Chopinzinho para a Comarca de Coronel Vivida, alterando dispositivos da Lei Estadual nº 14.277, de 30 de dezembro de 2003 – o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná, recebeu emenda de plenário e, com isso, retorna à Comissão de Constituição e Justiça.

Ouça o Podcast relacionado











 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação