Assembleia aprova proposta que homenageia a jornalista Roseli Abraão O projeto de resolução 18/2021 dá o nome da profissional ao Comitê de Imprensa localizado no Plenário da Casa.

07/03/2022 17h11 | por Eduardo Santana
Assembleia aprova proposta que homenageia a jornalista Roseli Abraão

Assembleia aprova proposta que homenageia a jornalista Roseli AbraãoCréditos: Orlando Kissner/Alep

Assembleia aprova proposta que homenageia a jornalista Roseli Abraão

Os deputados aprovaram na sessão plenária desta segunda-feira (07) a proposta que homenageia a jornalista Roseli Abraão. O projeto de resolução 18/2021 dá o nome da profissional ao Comitê de Imprensa, área reservada para que os profissionais de comunicação acompanhem as sessões plenárias. A proposta, assinada pelos deputados Ademar Traiano (PSDB), Luiz Claudio Romanelli, Gilson de Souza (PSC), Anibelli Neto (MDB) e Nereu Moura (MDB), avançou em primeiro turno. 

Com quase 50 anos de carreira, Roseli passou pelas redações dos jornais Folha de Londrina, O Estado do Paraná, Correio de Notícias, Diário Popular e Hora H, além de atuado a assessoria de comunicação de governos e políticos. Ao longo de quase quatro décadas, Roseli teve atuação destacada dentro do jornalismo político, cobrindo atentamente a classe política e os Poderes do Estado. Nos últimos anos, a jornalista foi servidora da Assembleia e exercia o cargo de assessora de imprensa da Liderança do PMDB na Casa. A jornalista faleceu em novembro do ano passado devido a complicações em decorrência de um tumor cerebral.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que essa será uma merecida homenagem à profissional. “A Roseli, jornalista e blogueira, transitou por essa Casa por muito tempo, praticamente uma vida circulando nos corredores da Assembleia. É uma homenagem justa a uma pessoa que deixou com certeza, principalmente no meio jornalístico, uma lacuna irreparável”, destacou. “Roseli foi uma pioneira, exerceu sua profissão com dignidade e responsabilidade, e se tornou referência do jornalismo político do Paraná”, complementou o deputado Luiz Claudio Romanelli, primeiro secretário da Casa. 

O texto altera uma resolução de 1992, que nominava o Comitê de Imprensa de Jornalista Wilmar Sauner. Agora, o espaço passa a ser denominado Jornalista Wilmar Sauner e Jornalista Roseli Abrão.

Títulos/Calendário

Os projetos de lei 345/2018, do deputado Nelson Justus (DEM), que concede o título de Utilidade Pública ao Instituto Avidas - Pesquisa e Inovação em Medicina e Saúde, de Curitiba; e 207/2021, do deputado Michele Caputo (PSDB), instituindo o Dia Estadual do Motorista de Aplicativo, a ser celebrado anualmente no dia 26 de março, foram aprovados em segundo turno

Já os projetos de lei 531/2021, do deputado Ricardo Arruda (PSL), que concede o título de Utilidade Pública à Igreja Evangélica Ágape; e 578/2020, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que institui o Dia Estadual do Bombeiro Civil, a ser comemorado anualmente no dia 12 de janeiro, foram aprovados em redação final e em terceiro turno, respectivamente. A primeira proposta segue para sanção, ou veto, do Executivo.

Assinado pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), o projeto de lei 739/2021, que concede o título de Utilidade Pública à Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, de nome fantasia Lar Dom Getúlio na Providência de Deus, de São Jerônimo da Serra, passou em primeira votação. 

Contas

Por fim, avançou em primeiro turno de votação o projeto de resolução 4/2022, da Comissão de Tomada de Contas, que aprova a prestação de contas das despesas dos deputados referentes ao mês de julho de 2021.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação