A Assembleia Legislativa aprovou a manifestação de votos de louvor ao Grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial – TIGRE, e ao seu comandante, o delegado Sivanei de Almeida Gomes, pela sua relevante atuação junto à Polícia Civil do Paraná. A proposição foi do deputado Stephanes Junior (PMDB), que destacou especialmente a atuação do grupo na investigação e solução de sequestros.
O delegado Sivanei é paulista de Sorocaba, pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela Escola Superior de Polícia Civil e em Ciências Penais pela Rede LFG, além de professor na Escola Superior de Polícia Civil. Segundo Stephanes Junior, o Grupo TIGRE é a elite da Polícia Civil, altamente especializada e que carrega um currículo invejável. “Em quinze anos de atuação, todos os casos de sequestro foram solucionados com as vítimas libertadas em segurança, sem que os resgates fossem pagos e com os criminosos presos”.
O deputado destaca ainda que os policiais são preparados com excelência tanto física quanto psicologicamente, e seguem a doutrina mundial dos grupos especializados em resgate de reféns. Criado pelo Decreto nº 7397, de 1990, “o grupo veio preencher uma lacuna existente na estrutura policial do Paraná no que tange à recuperação do refém e nas ações de resgate, quando impossível a solução de um impasse pela negociação”.