Assembleia arrecadou 1650 brinquedos para o Natal de crianças carentes do Paraná Ação foi coordenada pelas esposas dos deputados estaduais em parceria com a Superintendência Geral de Ação Solidária do Governo do Estado.

14/12/2021 13h40 | por Jaime S. Martins

Ação coordenada pelas esposas dos deputados estaduais em parceria com a Superintendência Geral de Ação Solidária do Governo do Estado arrecadou 1650 brinquedos.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Ação Solidária Natal Esperança realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná bateu recorde de arrecadação na edição de 2021. Foram arrecadados 1650 itens, entre brinquedos e roupas, pelos servidores, deputados, deputadas e esposas dos deputados estaduais. Em 2020 foram 1100 brinquedos.

Nesta terça-feira (14) os brinquedos e peças de vestuário foram repassados à Superintendência Geral de Ação Solidária do Governo do Estado (SGAS), que tem como presidente do Conselho a primeira-dama Luciana Saito Massa. A SGAS, em parceria com a Defesa Civil, será a responsável pela distribuição dos itens às crianças em situação de vulnerabilidade social do Estado.

Na Assembleia, o Natal Esperança foi liderado pelas esposas dos deputados estaduais que coordenam as ações solidárias no Legislativo. Rose Traiano, esposa do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou o sucesso da campanha e a ampla participação de todos na Assembleia. A campanha, segundo Rose, é uma forma de “levar um pouco de alegria para as crianças. Levar esse amor e carinho para essas famílias em vulnerabilidade social. Essas crianças que esperam um pouco de alegria no Natal. Natal que é contagiante e temos que darmos as mãos e nos solidarizarmos por essa grande causa”.

Fabiana Campos, esposa do primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), disse que a campanha é a forma de todos demonstrarem que se importam com o próximo, com as crianças do Paraná, para que elas tenham um Natal aconchegante. “O processo de doar está sempre vinculado ao olhar para o outro. Que todo mundo possa se unir e olhar. A gente viveu um ano muito difícil, se a gente puder olhar que tem muitas pessoas que não têm as mesmas condições, as mesmas oportunidades que a gente tem. Chega ao final do ano e todo mundo já está pensando em celebrar, se reunir com a família. Ao se reunir com essas doações, que essas crianças possam de verdade ter uma Natal, que elas possam se sentir aconchegadas, cuidadas. O ato de presentear para a gente é mostrar para o outo que eu me importo com você”.

A necessidade de se pensar no próximo e, acima de tudo, amar às crianças também foi reforçada por Gisele de Souza, esposa do segundo secretário da Assembleia, deputado Gilson de Souza (PSC). “A mensagem que posso dizer é ame muito as crianças. Pequenas coisas trazem alegrias para elas. Faça com muito amor, com muito carinho, sempre estendam as mãos para as crianças”.

“Todo fim de ano a gente já espera por esse momento, de poder levar um pouquinho de carinho para cada criança. É muito emocionante, aquece o coração da gente”, disse Thamysa Dubrini Fernandes, esposa do deputado Paulo Litro (PSDB). “É uma campanha sensacional e que deve acontecer não só nessas datas específicas, mas que ao longo do ano a gente possa se sensibilizar com mais ações”, disse Claudia Marchese, esposa do deputado Homero Marchese (PROS).

A superintendente de Ação Solidária, Cristina Ricordi, agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa e disse que a emoção é grande ao imaginar o sorriso no rosto das crianças que irão receber os presentes. “É um sentimento que não tem como falar. Isso daqui não são apenas brinquedos, são sorrisos. E quando a gente vê o sorriso no rostinho de uma criança que recebe o brinquedo, sem ao menos esperar que vai receber, realmente não tem preço. É a alegria no coração”.

“Missão cumprida”, assim resumiu a ação o coronel Fernando, coordenador estadual da Defesa Civil, que destacou o sentimento de “alegria por podermos estar atendendo e fazendo parte dessa grande ação do Natal Solidário, encabeçada pela primeira-dama e pela Assembleia Legislativa. É muito bom podemos estar atendendo de coração aberto todas as crianças do estado”.

E gratidão foi a palavra usada por Rose Traiano ao agradecer a todos que colaboraram com mais essa ação desenvolvida pelas esposas dos deputados estaduais. “Muito feliz com o resultado. Gratidão resume. Gratidão a todos que participaram e que colaboraram com a gente nessa grande ação. Essa árvore representa o sorriso no rostinho das nossas crianças paranaenses. Esses brinquedos vão chegar àquelas famílias que realmente esperam por um presente, por uma alegria para o seu filho. Estou grata a todos”.