Assembleia assina termo de cooperação com prefeitura e cria programa de sustentabilidade Por meio da parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, três projetos integrarão o programa Assembleia + Sustentável.

06/11/2023 16h35 | por Diretoria de Comunicação

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Criadouros foram instalados em frente ao Prédio dos Gabinetes da Assembleia.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Criadouros foram instalados em frente ao Prédio dos Gabinetes da Assembleia.

Outros três criadouros foram colocados no Prédio do Plenário.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Outros três criadouros foram colocados no Prédio do Plenário.

A Assembleia Legislativa do Paraná assina, na próxima terça-feira (07), Termo de Cooperação com a Prefeitura Municipal de Curitiba para replicar, em sua sede, projetos e programas referência desenvolvidos pelo município que integrarão o Programa Assembleia + Sustentável.

No acordo firmado com a prefeitura, a Assembleia Legislativa implantará inicialmente o programa “Jardins de Mel” que visa divulgar a importância das abelhas nativas para o meio ambiente, por meio da instalação de meliponários com colônias de espécies de abelhas nativas sem ferrão que são responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas locais. A iniciativa inclui uma série de atividades educativas que promovem a sensibilização sobre os benefícios ecossistêmicos de regulação e equilíbrio ambiental decorrente da presença das abelhas nativas, integrando uma rede já existente em outros parques e espaços públicos da cidade.

Na sequência, o Poder Legislativo integrará ao seu ambiente o programa  Ecocidadão que permitirá a coleta de lixo eletrônico nas dependências da sede do Poder Legislativo além da elaboração e execução de um plano de gestão de resíduos sólidos em parceria com associações de catadores de material reciclável, que farão a coleta, triagem e comercialização do “lixo que não é lixo” produzido pela Assembleia.

Ainda, o acordo possibilitará uma parceria com o Horto Municipal para disponibilização de mudas de árvores e flores nativas da região nos espaços abertos e jardins da Assembleia.

Paralelamente, a Assembleia Legislativa do Paraná está finalizando termo de cooperação similar com o Governo do Estado do Paraná com objetivo semelhante de propagar boas práticas adotadas no Poder Executivo em sua própria estrutura, congregando iniciativas modelo que possam ser adotadas em outros municípios do Estado.

“Esse convênio vem a somar com os esforços da Assembleia Legislativa para tornar seu funcionamento mais limpo e eficaz. Teremos, ainda, dentro do programa Assembleia + Sustentável, ações de redução do uso de papel, aproveitamento da água, eficiência energética e medição e compensação das emissões de carbono”, comenta o primeiro-secretário da Assembleia, Alexandre Curi.

Coordenador da Frente Parlamentar da Energia Renovável, Curi lembra que a Assembleia vem atuando, legislativamente, buscando preparar o Estado para o enfrentamento às mudanças climáticas, mas destaca que é preciso, também, dar o exemplo dentro de casa. “Estamos discutindo, no plenário e nas comissões, as mudanças climáticas, os fenômenos meteorológicos, as energias renováveis, o desenvolvimento sustentável do Estado. Mas, para criarmos e aprovarmos leis neste sentido, temos que dar o exemplo, temos que iniciar as boas práticas dentro de casa. Centenas de prefeitos, vereadores e de estudantes visitam a Assembleia diariamente. Queremos influenciá-los para que essas ideias se espalhem por todo o Paraná”.

O presidente da Assembleia, Ademar Traiano, antecipa que criará um grupo de trabalho com servidores indicados pelos membros da mesa diretora com a finalidade de auxiliar no acompanhamento das fases de implementação das ações do programa. “Já temos ações isoladas neste sentido, como o Programa Tampinha Solidária, mas, agora, teremos um grande programa de sustentabilidade dentro dos nossos prédios, com indicadores e metas”.

A segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), reforça que a implantação do programa “Jardins de Mel”, em parceria com a prefeitura de Curitiba, vai criar no Poder Legislativo um ambiente de estímulo a proteção ambientação, além de conscientizar servidores e visitantes sobre a importância das abelhas para o equilíbrio da biodiversidade do planeta.

Maria Victoria é uma entusiasta do programa criado na gestão do prefeito Rafael Greca.  “Essa parceria é mais uma ação de inovabilidade da Assembleia Legislativa do Paraná. Um ambiente de conscientização que estará à disposição das centenas de pessoas e alunos de escolas que passam todas as semanas na sede do Poder Legislativo”.