Assembleia vai reforçar coleta seletiva ampliando ações de sustentabilidade A partir de 1º de fevereiro será implantado um novo programa para a separação de lixo com instalação de lixeiras identificadas.

24/01/2024 17h00 | por Ana Luzia Mikos

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná dá mais um passo para ampliar ações de sustentabilidade, que ganharam impulso em 2023 por iniciativa da Mesa Executiva. A partir de 1º de fevereiro será implantado um novo programa de coleta seletiva. A iniciativa reflete o compromisso do Legislativo com a preservação do meio ambiente e a promoção de práticas mais sustentáveis, que fazem parte do Programa Assembleia + Sustentável”.

Os colaboradores e frequentadores dos espaços do Legislativo estadual serão convidados a participar ativamente das ações para a separação de lixo. Recipientes apropriados para o descarte de resíduos, identificados de acordo com a natureza do material (reciclável e orgânico) começaram a ser disponibilizadas em alguns departamentos e será ampliada a demais setores. Áreas de maior trânsito de pessoas já contam com lixeiras coloridas identificadas para o descarte de materiais distintos como papel, plástico, vidro e metais.

A prática de coleta seletiva auxiliará na redução da quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários, minimizando os impactos ambientais negativos. Trata-se de política interna que possibilitará economia de recursos e a promoção de consciência ambiental entre os servidores, especialmente por meio do incentivo à conscientização ambiental e à responsabilidade individual.

“Em síntese, a dinâmica da coleta seletiva na Assembleia Legislativa envolve uma abordagem integrada que engloba educação, infraestrutura, monitoramento e incentivos, criando um ambiente propício para a prática sustentável e a preservação ambiental”, explica o diretor Administrativo da Casa de Leis, Guilherme de Abreu e Silva.

Também será realizada uma palestra no próximo dia 1º, com orientações aos profissionais terceirizados responsáveis pelos serviços de limpeza e conservação.

Cooperação

As medidas fazem parte de um termo de cooperação da Assembleia Legislativa com a Prefeitura Municipal de Curitiba, firmado em 2023, para replicar em sua sede projetos desenvolvidos pelo município para fazerem parte do Programa Assembleia + Sustentável.

Entre as ações está a elaboração e execução de um plano de gestão de resíduos sólidos em parceria com associações de catadores de material reciclável, que farão a coleta, triagem e comercialização do “lixo que não é lixo” produzido pela Assembleia.

Uma das primeiras ações efetivadas desta parceria foi a implantação dos “Jardins de Mel” em um espaço da Assembleia, com o objetivo de divulgar a importância das abelhas nativas para o meio ambiente, com a instalação de meliponários com colônias de espécies de abelhas nativas sem ferrão que são responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas locais.

A iniciativa inclui uma série de atividades educativas que promovem a sensibilização sobre os benefícios ecossistêmicos de regulação e equilíbrio ambiental decorrente da presença das abelhas nativas, integrando uma rede já existente em outros parques e espaços públicos da cidade.

O Poder Legislativo também integrará ao seu ambiente o programa Ecocidadão, que permitirá a coleta de lixo eletrônico nas dependências da sede do Poder Legislativo.

O acordo possibilitará, ainda, uma parceria com o Horto Municipal para disponibilização de mudas de árvores e flores nativas da região nos espaços abertos e jardins da Assembleia.

A Assembleia Legislativa do Paraná também objetiva cooperação similar com o Governo do Estado para propagar boas práticas adotadas no Poder Executivo em sua própria estrutura, congregando iniciativas que possam ser adotadas em outros municípios do Estado.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação