Assembleia celebra os 200 anos da entidade maçônica Grande Oriente do Brasil Proposta pelo deputado Soldado Adriano José (PP), sessão solene marcou a comemoração do bicentenário do mais antigo grupo maçônico do País.

27/06/2022 19h49 | por Thiago Alonso
Assembleia celebra os 200 anos da entidade maçônica Grande Oriente do Brasil.

Assembleia celebra os 200 anos da entidade maçônica Grande Oriente do Brasil.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Assembleia celebra os 200 anos da entidade maçônica Grande Oriente do Brasil.

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou na noite desta segunda-feira (27) uma sessão solene para homenagear os 200 anos de criação da entidade maçônica Grande Oriente do Brasil (GOB), uma das principais e a mais antiga do País. Durante a solenidade, o parlamentar proponente da sessão, deputado Soldado Adriano José (PP), realizou a entrega de certificados de Menção Honrosa com votos de congratulações à Potência Maçônica Grande Oriente do Brasil. A solenidade contou com a participação de parlamentares e de representantes de diversas lojas, ordens e fraternidades da Maçonaria.

Para o deputado, ser o proponente da homenagem é motivo de orgulho e satisfação. “O Grande Oriente do Brasil é uma potência formada por homens justos que fazem um brilhante trabalho em prol de uma sociedade mais justa. Nas comemorações dos 200 anos, queria falar dessa que é uma das entidades fraternas mais antigas no mundo. A maçonaria é uma instituição filosófica, filantrópica, educativa e progressista, que cultiva a democracia, a igualdade e a fraternidade. A maçonaria atuou na construção de uma sociedade política moderna, que nos assegura a liberdade e se guia pelo direito. Não faltou coragem aos maçons brasileiros, que estarão na linha de frente de construção do Brasil que queremos. Reconheço e parabenizo o Grande Oriente do Brasil por seus 200 anos", afirmou o parlamentar.

Após receber o certificado de Menção Honrosa, o Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Múcio Bonifácio Guimarães, disse que a homenagem é uma motivação para uma instituição que tem vivido ao longo do tempo. “Nós recebemos esta homenagem com muita honraria. O Grande Oriente do Brasil é a única instituição civil com 200 anos ainda em atividade no País. Infelizmente, as outras foram se perdendo com o tempo. Por isso, é uma data tão significativa. A iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná possui um significado muito grande para nós. Recebemos a homenagem com muita alegria. O Grande Oriente do Brasil fica muito fortalecido com esta homenagem”, comentou Guimarães, enumerando os principais feitos do grupo na sociedade brasileira, entre eles a participação nos movimentos de Independência e das Diretas-Já.

O sentimento é semelhante ao de Luís Mário Luchetta, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil no Paraná, também agraciado com o certificado de Menção Honrosa. Ele definiu a homenagem como muito relevante para a entidade. “A Maçonaria atua há 200 anos. Quando o povo, por meio da Assembleia Legislativa, chama para esta homenagem, significa o reconhecimento do trabalho da Maçonaria para o Paraná”, comentou.
Além deles, também participaram da solenidade o deputado Coronel Lee (DC), o deputado Guto Silva (PP), a promotora de Justiça Simone Lorenz, representando o Ministério Público do Paraná, a presidente nacional da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Jussane Guimarães, e o vereador de Curitiba, Professor Euler.

História
O Grande Oriente do Brasil foi criado em 17 de junho de 1822, formado por três Lojas do Rio de Janeiro – a Commercio e Artes na Idade do Ouro, a União e Tranquilidade e a Esperança de Niterói. A entidade teve entre seus primeiros mandatários José Bonifácio de Andrada e Silva e Joaquim Gonçalves Ledo. Após a declaração da Independência, José Bonifácio foi substituído pelo então príncipe regente e, logo depois, pelo Imperador D. Pedro I. Depois de um período de atividades suspensas, em 1831 os trabalhos maçônicos foram retomados com o título de Grande Oriente do Brasil. Desde então, nunca mais suspendeu as suas atividades.

O Grande Oriente do Brasil é o único grupo brasileiro “a deter o reconhecimento primordial, secular e definitivo” da Loja-Mãe da Inglaterra. Segundo a entidade, o Grande Oriente brasileiro está inscrito entre as cinco maiores potências maçônicas do mundo, com participação ativa e destacada na história do País, tanto no período monárquico quanto no republicano.

O Grande Oriente do Brasil teve, a partir da metade do século XIX, atuação marcante em diversas campanhas sociais e cívicas da nação. O mesmo se deu durante o século XX. Presente em Brasília, onde se instalou em 1978, a entidade afirma ter patrimônio em diversos Estados, como o Rio de Janeiro. Na Capital Federal, a sede ocupa um edifício com 7.800 metros quadrados de área construída. Com aproximadamente 2.000 Lojas, cerca de 61.500 obreiros ativos, reconhecido por mais de 100 Obediências regulares do mundo, o Grande Oriente do Brasil é a maior Obediência Maçônica da América Latina.