Assembleia comemora, na quinta-feira (26), os 110 anos de fundação da UTFPR Sessão solene foi proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos) para homenagear a universidade que conta com 13 campi no Paraná.

20/09/2019 14h55 | por Trajano Budola

Sessão solene proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos) homenageia a UTFPR, que conta com 13 campi no Paraná.Créditos: Divulgação UTFPR

Os 110 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) serão celebrados em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na noite de quinta-feira (26). “É uma universidade que tem feito muito pelo nosso estado, formando todos os anos muitos alunos, o que representa um grande desenvolvimento”, afirma o deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que propôs a solenidade. De acordo com Amaro, “a UTFPR merece o apoio do Legislativo, é sempre preciso reconhecer o trabalho da academia”. A cerimônia contará com a presença do reitor da universidade, Luiz Alberto Pilatti.

A UTFPR foi fundada em 23 de setembro de 1909, como Escola de Aprendizes e alçada a universidade em 2005. É uma entidade pública, mantida pelo Governo Federal, com sede no antigo campus do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), em Curitiba. Além de formação técnica integrada, ela oferece cursos superiores (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) e ainda mestrados e doutorados em diversas áreas de conhecimento.

São 13 campi, funcionando em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Medianeira, Pato Branco, Toledo e Santa Helena. A sessão solene acontece na quinta-feira (26), às 19 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa.