Assembleia homenageará câmaras municipais que economizaram recursos orçamentários

12/12/2014 17h05 | por Sandra C. Pacheco
Fachada do prédio que abriga o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Fachada do prédio que abriga o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Nani Gois/Alep

Fachada do prédio que abriga o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
Conforme proposição apresentada pelo presidente da Comissão Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), a Assembleia Legislativa homenageará na tarde da próxima terça-feira (16) as câmaras municipais paranaenses que, a exemplo do que o Legislativo estadual realizou nos últimos quatro anos, adotaram medidas de austeridade e proporcionaram economias de pelo menos 40% em 2014. Esses recursos foram devolvidos aos cofres dos executivos municipais para que lhes dessem um novo destino, em benefício das comunidades locais.
A ideia de homenagear as Câmaras surgiu depois que a Comissão Executiva da Assembleia implantou medidas administrativas saneadoras, a partir de fevereiro de 2011, com isso poupando mais de R$ 600 milhões de seu orçamento nestes quatro anos. Os valores retornaram ao Executivo, que os aplicou em obras nas áreas de saúde e assistência social, além de atender carências municipais nas várias regiões do estado.
Motivadas pela expressiva economia que a iniciativa representou para os cofres públicos estaduais e sua repercussão na vida dos cidadãos, câmaras municipais passaram buscar resultados semelhantes. No último exercício, segundo apurou a Assembleia Legislativa, quase 300 legislativos municipais deixaram de utilizar o total da verba orçamentária a que tinham direito em decorrência de uma gestão racional e eficiente. Todas receberão menção honrosa.
E as 16 que ficaram no topo da lista pela devolução de mais de 40% de seus recursos orçamentários receberão uma homenagem especial. Entre elas estão a Câmara Municipal de Cafelândia (R$ 62,80% de economia), Andirá (55,56%), Mangueirinha (54,69%), Campina da Lagoa (54,35%) e Bom Jesus do Sul (54,14%). As demais homenagens especiais serão prestadas às câmaras de Munhoz de Melo, Jandaia do Sul, São Jorge do Patrocínio, Japurá, Bom Sucesso, Bom Sucesso do Sul, Porto Vitória, Pato Branco, Joaquim Távora, Bela Vista do Paraíso e Tibagi.
Para o deputado Valdir Rossoni, “é gratificante saber que muitas câmaras municipais paranaenses entenderam o esforço que fizemos para moralizar a Assembleia Legislativa e seguiram nosso exemplo, reduzindo gastos e permitindo a aplicação dessa economia em novas obras. Só isso já valeria toda a nossa luta, os obstáculos que enfrentamos para implantar medidas duras e poupar mais de meio bilhão de reais ao longo de quatro anos. Mais importante ainda é saber que essa transformação veio para ficar e motivar a população, apoiada pelos parlamentares que empunharam esta bandeira, a exigir e cobrar a continuidade deste trabalho, uma vez que ele atende aos anseios de quem exerce com honestidade a missão de representar o cidadão paranaense”.