Executivo garante prioridade em investimentos nas áreas de Educação e Ação Social em 2018 O anúncio foi feito pelo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, durante a instalação da quarta sessão legislativa desta Legislatura.

05/02/2018 17h00 | por Eduardo Santana.

Sessão plenária de instalação dos trabalhos da 4ª sessão legislativa da 18ª legislatura. 05/02/2018.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou na tarde desta segunda-feira (5) sessão ordinária que instalou a 4ª e última Sessão Legislativa da 18ª Legislatura. Na solenidade, o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, deputado federal licenciado Valdir Rossoni (PSDB), entregou nas mãos do presidente do Legislativo Estadual, deputado Ademar Traiano (PSDB), a mensagem e o plano de governo do Poder Executivo para este ano. No documento, o Governo expõe a situação econômica e financeira do Paraná e as ações a serem desenvolvidas ao longo do período, em cumprimento ao disposto no artigo 87, inciso X, da Constituição do Estado do Paraná.

Antes do início da sessão plenária, o presidente da Assembleia afirmou que, apesar de se tratar de um ano eleitoral, a Casa terá uma atividade intensa ao longo de 2018. “De acordo com um levantamento feito pela Diretoria Legislativa, temos para tramitar neste ano em torno de 900 projetos de lei elaborados pelos próprios parlamentares. Fora aquelas propostas que possam vir por parte do Poder Executivo e dos outros poderes do Estado”, ressaltou o deputado Ademar Traiano.

Investimentos – Após abrir a sessão e instalar o novo período legislativo, o presidente da Assembleia concedeu a palavra a Rossoni, que durante a leitura da mensagem fez um histórico dos investimentos realizados pelo Executivo em 2017, enaltecendo a situação fiscal do estado. “Hoje nós temos todas as condições de elevar a capacidade de investimentos neste ano de 2018 e nos próximos anos”, disse o secretário-chefe da Casa Civil.

Durante o discurso, Rossoni afirmou que o Governo do Estado continuará a priorizar investimentos nas áreas de ação social, educação, habitação, saneamento e saúde. “Na educação, por exemplo, o investimento é de mais de R$ 600 milhões. Recuperamos mais de mil escolas estaduais com o programa ‘Escola 1.000’, o que será celebrado no próximo dia 28 de fevereiro. Ainda anunciaremos a melhoria de mais de 400 escolas com o programa ‘Reforma Rápida’. Também estaremos implantando a primeira etapa do programa ‘Escola Conectada’, no qual serão investidos R$ 283 milhões para compra de computadores e reformulação da infraestrutura de conexão à internet”, anunciou Rossoni, antes de ser interrompido pelo encerramento da sessão devido às manifestações ocorridas nas galerias do Plenário.

Votação – Ao encerrar a sessão da segunda-feira, o presidente Traiano anunciou a pauta de votação para a sessão desta terça-feira (6). A Ordem do Dia será composta por seis itens e pode ser conferida no link

Ouça o Podcast relacionado