Assembleia homenageia os 162 anos da Polícia Civil Durante a sessão solene, proposta pelo deputado Mauro Moraes, 27 policiais foram distinguidos com menções honrosas.

28/09/2015 17h47 | por Sandra C. Pacheco

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Os 162 anos da Policia Civil do Paraná foram comemorados nesta segunda-feira (28) na Assembleia Legislativa, em sessão solene realizada no final da tarde, por iniciativa do deputado Mauro Moraes (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública. Durante o evento, que contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita; do subcomandante geral da Polícia Militar do Paraná, Carlos Alberto Bührer Moreira, representando o comandante geral, coronel Maurício Tortato; e do delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Cezar dos Reis, foram homenageados com menções honrosas 27 integrantes da corporação.

O deputado Mauro Moraes destacou a importância da homenagem nesta data que marca a história da Polícia Civil paranaense: “Nada mais justo do que prestar nosso reconhecimento a estes profissionais que colocam sua vida em risco para defender e proteger a sociedade. De nossa parte, queremos reafirmar que estaremos sempre ao lado da corporação, lutando pelos recursos necessários a assegurar o melhor aparelhamento e as melhores condições de trabalho para a nossa polícia”, afirmou.

Estrutura – A Polícia Civil do Paraná foi instituída através de Decreto Imperial assinado por D. Pedro II, em 28 de setembro de 1853, criando o cargo de chefe de polícia da província do Paraná. Com o passar do tempo vieram os distritos policiais em várias regiões, destinados a atender a população com a elaboração de boletins de ocorrência, orientações, investigações e prisões. Mais tarde surgiram as 22 Subdivisões Policiais (SDPs) no Interior. As duas últimas unidades inauguradas foram a de Cianorte, em 2014, e a de Arapongas, este ano.

Com o objetivo de acelerar o processo de diligências sob o inquérito policial, a instituição criou as várias delegacias especializadas. A Delegacia da Mulher surgiu para proteger a mulher vítima de violência. Em 2013 o Governo do Estado autorizou a criação da Coordenadoria das Delegacias da Mulher (Codem), com a função de padronizar atendimentos e estabelecer metas e prioridades para as 16 unidades do tipo instaladas no Paraná.

A Policia Civil conta ainda com o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) que investiga crimes mais complexos, o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), grupo de elite especializado na recuperação de reféns e nas ações de resgate, a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), que combate o tráfico de drogas, A Divisão de Homicídios e Proteção da Pessoa (DHPP), especializada na investigação dos crimes contra a vida, a Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) e a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), A Delegacia de Estelionato e Desvios de Carga (DEDC), A Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam).

Além dessas divisões, há também O Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), a Delegacia do Adolescente (DA), que atende somente casos relacionados ao menor infrator, a Delegacia de Repressão a Crimes contra a Saúde (Decrisa), a Delegacia de Crimes contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcom), a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), a Delegacia de Crimes de Internet (Nuciber), e o Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce).

Em setembro de 2011 a Polícia Civil criou a Delegacia Eletrônica, que realiza boletins de ocorrência online. Finalmente, a instituição conta também com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e com a Delegacia de Delitos do Trânsito (Dedetran).