Assembleia inaugura espaço para estimular o uso da bicicleta Bicicletário está entre uma das ações do Legislativo para incentivar a utilização do meio de transporte.

22/09/2021 10h53 | por Thiago Alonso

Bicicletário está entre uma das ações do Legislativo para incentivar a utilização do meio de transporte.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Para estimular o uso de um meio de transporte saudável e não poluente, a Assembleia Legislativa do Paraná inaugurou nesta quarta-feira (22) o novo bicicletário da Casa. No mês da bicicleta e no Dia Mundial sem Carro, o espaço, com 56 vagas para bicicletas em área coberta, além de uma estação para reparos emergenciais, servirá como incentivo para o uso das bicicletas como meio de transporte ao trabalho. A inauguração foi realizada pelo presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), pelo primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), e contou com a participação dos deputados Goura (PDT) e Boca Aberta Jr. (PROS).

O biclietário é mais uma ação do Legislativo paranaense para incentivar o uso da bicicleta. Nos últimos anos, os deputados propuseram e aprovaram uma série de Leis para fomentar e facilitar o uso do modal. Entre as ações estão a criação de rotas de cicloturismo em todas as regiões do Estado, além de solicitações para inclusão de ciclovias em rodovias. Já a Lei 17.385/2012, do ex-deputado Rasca Rodrigues, instituiu o Mês da Bicicleta no Paraná, a ser comemorado anualmente em setembro. A legislação tem o objetivo de mobilizar o Poder Público, iniciativa privada, comunidade acadêmica, escolar e outros segmentos da sociedade a concentrar esforços no desenvolvimento de atividades, ações e campanhas que esclareçam e incentivem o uso da bicicleta como meio de transporte eficiente e sustentável.

Considerada um meio de transporte ágil, de baixo custo, ecologicamente correto, a bicicleta contribui para o bem-estar físico, mental e emocional. As vendas aumentaram 50% em 2020 em relação a 2019 e, no primeiro semestre de 2021, o crescimento passou de 30%. O presidente da Assembleia, deputado Traiano, além de arriscar uma pedalada, destacou a importância de estimular ainda mais o crescimento. “Estamos entregando hoje o bicicletário, então fiz questão de dar um giro. É um esporte que todos curtem e a Assembleia está proporcionando um espaço para os servidores e deputados adeptos”, afirmou.

Já o primeiro secretário da Casa, deputado Romanelli, lembrou que é adepto do uso da bicicleta e que um espaço adequado vai incentivar os servidores a pedalarem mais. “Temos a bancada da bike aqui na Assembleia. É uma visão mais sustentável. Faltava na Assembleia um bicicletário. O resultado é este espaço adequado, com ferramentas para reparo. Temos de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para deixar um mundo melhor para as futuras gerações”.

Já o deputado Goura, que é usuário e entusiasta da utilização da bicicleta como meio de transporte há anos, lembrou que a inovação da Assembleia pode servir de exemplo para outros poderes. “Há um simbolismo nisto, justamente no Dia Mundial Sem Carro. Temos de estimular as pessoas a andarem menos de carro. A Assembleia está de parabéns. Fico feliz com o exemplo. A bicicleta representa mais saúde e menos poluição. São coisas positivas”. O deputado Boca Aberta Jr. concordou. “A Assembleia saiu na frente. Temos de parabenizar a Casa. Esta é uma iniciativa que vem para contribuir. Este é um meio de transporte alternativo que contribui com nosso planeta”.

Os funcionários da Assembleia que estrearam o bicletário no primeiro dia também aprovaram o espaço. Adriana de Carli, servidora da Diretoria de Apoio Técnico, disse que agora usar a bicicleta para trabalhar fica mais fácil. “Este é um bom incentivo para as pessoas virem trabalhar de bike. É um carro a menos a rua. Eu pretendo vir de bicicleta algumas vezes. É mais saúde”, disse.

O novo espaço também tem um local reservado para 44 para motos.

Garantia – Algumas Leis aprovadas pela Assembleia estimulam as pessoas a usarem a bicicleta e dão mais segurança aos proprietários. A Lei estadual 19.722/2018, da deputada Cristina Silvestri (CDN), por exemplo, trata do registro do número de série da bicicleta no documento fiscal emitido ao consumidor. A proposição obriga o estabelecimento responsável pela comercialização de bicicletas a registrar o número de série da bicicleta no documento fiscal emitido ao consumidor. O objetivo é que o documento sirva como comprovante formal de propriedade do produto.

A Lei estadual 18.880/2016, de autoria dos ex-deputados estaduais Felipe Francischini e Schiavinato, trata do acondicionamento de bicicletas nos ônibus utilizados no serviço de transporte intermunicipal de passageiros do Estado do Paraná. A norma estabelece procedimentos para o transporte e bicicletas em bagageiros ou suportes externos apropriados, a serem instalados nos ônibus utilizados no serviço de transporte intermunicipal de passageiros no Estado do Paraná. De acordo com a Lei, empresas de ônibus do Paraná deverão adaptar a sua frota integralmente para que contenha ônibus adaptados com bagageiros ou suportes externos apropriados para bicicletas.

Ouça o Podcast relacionado