A Comissão de Cultura da Assembleia abriu, nesta segunda-feira (1º), a Feira de Natal de Microempreendedores. A ação é promovida pelo presidente da Comissão, deputado Nelson Justus (União), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), e acontece no espaço atrás do Plenário da Assembleia até 5 de dezembro. “Fico muito feliz em encerrar o ano com iniciativas como esta. As festas de Natal são uma oportunidade de contribuir com todos que vivem da arte e da cultura”, afirmou o deputado.
A Feira de Natal é uma continuação do projeto A Arte é um Bom Negócio, lançado em setembro deste ano pela Comissão de Cultura, na Casa de Leis. “Aquele movimento não podia ser algo pontual, e por isso decidimos ampliá-lo com esta edição especial de Natal. É também uma forma de ampliar os espaços de comercialização para artistas, artesãos e manualistas paranaenses”, explicou.
A coordenadora estadual de Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, ressaltou a importância da feira como espaço de valorização dos pequenos empreendedores e de estímulo à geração de renda no fim do ano. “O período natalino é especialmente favorável para quem trabalha com produção manual. É uma época em que todos querem presentear e, ao mesmo tempo, obter uma renda extra. Presentear com produtos de pequenos negócios, feitos por artesãos, tem um valor ainda maior, porque é o valor de quem faz com as mãos e de quem reconhece o afeto presente em cada peça”, afirmou.
Economia criativa
Para ela, eventos como o promovido pela Assembleia contribuem diretamente para fortalecer os empreendedores criativos do Paraná. “A Assembleia Legislativa é a casa de todos os paranaenses. Ter um espaço como este, tão privilegiado, potencializa os pequenos negócios e amplia a visibilidade do artesanato local”, completou. Ainda de acordo com ela, iniciativas de promoção da economia criativa representam não apenas uma vitrine de talentos, mas também um incentivo ao desenvolvimento econômico e cultural do estado.
O evento reúne expositores de diversas áreas, que têm a oportunidade de expor e comercializar produtos criativos, gastronômicos e artesanais, preparados para o período natalino. Um dos diferenciais da feira é a participação de instituições sociais, como a Parkinson Paraná e a ONG Acolha Bicho, ampliando o caráter inclusivo da iniciativa. “A arte é, sim, um bom negócio. É geração de renda, é inclusão, é cultura e é desenvolvimento para o Paraná”, concluiu o deputado. O evento foi aberto com apresentação do coral da Polícia Militar do Paraná e com a presença do Papai Noel.
Serviço:
Feira de Natal de Microempreendedores
Local: Espaço atrás do Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná
Período: até 5 de dezembro de 2025
Horário: das 9h às 18h